domingo, 7 de dezembro de 2014

É Natal!



Nos meus tempos de criança, quem trazia os presentes de Natal era o Menino Jesus. Existia o papai Noel, tínhamos vontade de acordar de noite e vê-lo colocando os presentes.  Assim que descobrimos que papai Noel não existia - eu, Carla e Cláudia - nos sentimos muito importantes. Fomos com o papai e mamãe comprar presentes na Castelã. O Natal, as poucas luzes coloridas das fachadas e uma árvore da praça toda enfeitada eram mágicas para nós. Eram suficientes para colocarem um clima novo na cidade. Subimos de mãos dadas até a Castelã, às dez da noite, depois que os outros irmãos já tinham dormido. Nós três ganhamos velocípedes. Descemos a rua da Capela no brinquedo, saboreando a novidade de estar a noite acordados. Depois, ajudamos meu pai Edmundo e minha mãe Nivalda a colocar os presentes no pé de cada cama. No outro dia, acordamos vendo a surpresa deles e compartilhando da gostosa mentira do Papai Noel, até quando fossem mais grandinhos e pudessem também dividir com os pais a compra dos presentes.


Natal também trazia para as casas a Companhia do Menino Jesus e a Folia de Reis. A primeira mora no meu coração. Vó Alice cumpriu por dez anos uma promessa de dar almoço para a Companhia. Assim, durante toda a minha infância pude presenciar a trégua dos cantadores. Era feito arroz de forno, frango, maionese e servido um galão de vinho tinto.

Sempre me emocionei desde as primeiras notas - 'a chegada nesta casa, chegamos com alegria, aqui está o Menino Deus filho da Virgem Maria... aqui está o Menino Deus filho da Virgem Maria, vinde contentes, alegres pastores..... É os anjos que cantam na glória de Maria Virgem Pura, de Maria Virgem Pura...

No meu cantinho, já com minha alma de poeta, guardava na memória a cantoria. "Adeus ó gente boa, devotos de São José, adeus ó gente boa, para o ano se Deus quiser... adeus ó gente boa para o ano se Deus quiser....

Cada um de nós beijava a fita da casinha do Menino Jesus e a casa estava abençoada.
Este ano, passo o Natal no Carmo, ao lado da minha família, na Fazenda do Tião da Lola, meu irmão. Nosso Natal é uma celebração ao amor entre nós.


FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIA, CONSCIÊNCIA E REALIZAÇÃO!