terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Adeus 2015, feliz 2016!

2016 é uma página em branco. Terminamos o ano vendo o ódio solto pelas ruas e pelas páginas do facebook. A democracia em perigo. O Aécio Cunha, pois este é seu verdadeiro nome,não honrou o Neves de seu avô, que jamais entraria numa campanha como a dele para derrubar uma presidenta eleita pelo voto popular. Eduardo Cunha, Impeachment e uma crise que, se já existia, foi fermentada por uma mídia vendida para o capital e os coronéis brasileiros. É a lama, é a lama, o mar tinto de sangue matando o Rio Doce, mananciais, margens, florestas, peixes, algas...a hegemonia do dinheiro. Na Internet ironizaram "A fé no lucro remove montanhas". A tragédia vai sendo esquecida pela imprensa e pelo povo. As dores ficam, as perdas... Mas não teve nada de bom em 2015? Claro, mil e uma ações de solidariedade, de compaixão, de doação de centenas de milhares de homens e mulheres. Mas notícia boa não dá na mídia!

O Natal emendou com o outro, nem consegui entrar no clima. A vida corre depressa. Colhi vitórias, me especializei em Comunicação em Saúde, formei minha filha menor no balé e na escola. No paralelo, a vida me traz desafios, de doenças em família, medo de perder; tudo passa. A vida começa a me ensinar que ela não é brincadeira. Não viemos aqui para passar férias, viemos para aprender e a dor faz parte. Por isso estou triste. Temos nos despedido de muitos amigos, queridos. Temo por outros e pelo que ainda há de vir na minha vida.

Gostaria de passar uma energia boa em 2016. Sinto que devemos meditar mais, orar mais, buscar mais a Deus. Que Ele abençoe a cada um de nós. Abençoe o Brasil e os brasileiros. Abençoe o mundo, tão cheio de guerras! Que elas não repercutam dentro de nós, onde houver ódio que levemos o amor. Como dizia minha avó Alice: só Deus, sem ele eu não valho nada!

A propósito, que saudades sinto da vó Alice, da minha mãe Nivalda e da Elisa, minha mãe preta nesta hora que a vida me apresenta situações e eu, com os quase 60 anos, ainda me sinto uma criança e como preciso delas! Mineiras, minerais, viscerais...

Uma certeza eu tenho, a felicidade está na simplicidade, no encontro com os amigos, no encontro com a família, na natureza. Feliz 2016! Simples e Feliz!