sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ai que saudades do Bar XV..

Na foto: a Helena, a Salete, a Cecília, a Kátia e Aurinha

Estava comprando pão na padaria lá da Rua XV de Novembro, hoje Camilo Aschar, quando resolvi me lembrar que ali ficava o Bar XV. Está tão descaracterizado que havia me esquecido de vislumbrar ali o velho Bar XV, onde passamos uns dos melhores momentos da nossa vida. O bar era a nossa casa, o amendoin liberado, as Cubas Libres dos carnavais, os beijos deliciosos nos gatinhos da época. Tudo acontecia ali.

A presença simpática das três irmãs - a Helena, a Marly e a Chiquita. Tenho saudades até das batidas fortes com as bebidas do Jé sobre a mesa, quando os beijos estavam muito apimentados. O XV é um patrimônio cultural da humanidade de Carmo do Rio Claro.

Quem tiver fotos ou "causos" do XV, favor mandar para compartilhar.

Eu me lembro de quando o bar era na frente da casa da Chiquita. Tinha ao fundo um reservado. O Jé conta que à época de Furnas, a tradicional família carmelitana ficava ali, preservada, reservada das centenas de candangos que invadiram a região na construção da hidrelétrica e da estrada. Outra providência deles foi não vender cachaça, tentando selecionar um pouco os visitantes, que viviam criando brigas de facas e toda ordem.

O Job contou uma do Gabrielzinho no Bar XV. Ele chegou e pediu um suspiro. Trouxeram um suspiro enorme. Ele comentou: eu pedi um suspiro e não um gemido.

Outra. Ele estava comendo brevidade, adorava. Meu pai passou e disse: entrando na brevidade Seu Gabrielzinho. Ele disse, você se engana, ela que está entrando em mim.

Lembram-se da Represa, que se chamava Olívia. Ela trabalhava de dia e à noite bebia à vontade. Dizem que a Noeli passou e a viu virando um copo de cachaça. Comentou: e aí, Represa, tá ardendo? Ao que a Represa respondeu: A do Luizito arde?

No Bar XV... nos saudosos anos 60/70/80

Um comentário:

  1. Que delícia de estórias! Devemos muito ao Jê, à Chiquita, Helena e Marli donos do "XV" - o bar mais charmoso do Carmo. Ali ficávamos ao par das músicas do "Le Bateau"(n sei se escrevi certo) do Rio, das danças trazidas pelo Big, enfim, era o "point" mais badalado da pequenina Carmo do Rio Claro.
    Guardo com muito carinho e saudade as lembranças do nosso querido "XV".

    ResponderExcluir