domingo, 3 de fevereiro de 2013

Era assim...

A Igreja e a rodoviárias antigas. Aí na rodoviária ficava  a rádio UEC. Eles colocavam músicas que eram ouvidas em todas as imediações. A igreja foi tombada na década de 70 e substituída por uma em estilo moderno, reta e sem curvas. Foi uma grande perda para a  cidade.

Ritual de despedida!

E


Esta é a paineira que ficava na frente da Fazenda Água Limpa. Ela morreu lindamente. Caiu, fez este portal e do outro lado, formou um coração (não achei esta foto). Ela era enorme e adorada por todos da família. Hoje, ainda sobrevivem várias paineiras antigas no fundo do quintal e na entrada lateral para a Fazenda.



Conheça o Job

Cleise Soares e sua filha Ayrá entrevistando o Job Milton Figueiredo Pereira para o livro Risos do Carmo, ainda inédito e em fase de organização. O Job é uma das pessoas mais lúcidas e espirituosa do Carmo. Tem uma memória maravilhosa e é um ótimo contador de casos. Tem relatado para a jornalista e blogueira casos engraçadas de personagens carmelitanos. Esta foto foi tirada por Ana Maria Vilela Soares, minha irmã em 25 de julho de 2003.

TURMA DO AGUENTA TEM SITE!

Este ano eu vou sair de urubu, a grana ficou curta eu vou acabar saindo nu. Deste jeito eu não aguento, seu dotô, me traz uma cerveja pra acalmar o meu calor. Corria o ano de 1976 e eu me lembro bem. Maurício da Silva Macedo e Norinha, sua esposa, começaram a criar o Aguenta. Ele reunia a turma no fundo da Casa do Miro e fazia batucada. Começou a criar os enredos e alguns ficaram para sempre na memória do Carnaval do Carmo:
Nós somos da Turma do Aguenta, vamos subir a Serra da Tormenta
Vamos rapaziada,
esta serra é uma parada.
Caso você não aguentar
Peça a padroeira para lhe ajudar...

Esta música ficou na nossa lembrança. O Aguenta manteve a tradição das marchinhas e garantiu para nós, antigas frequentadoras do carnaval do GEC, um espaço para o carnaval antigo. Ali eu me esbaldo. Chiquérrimo, o Aguenta criou um blog. Dele, peguei fragmentos. Visite o blog e conheça a história da Turma do Aguenta e veja mais fotos e curiosidades.
Abaixo, homenagem aos fundadores e mantenedores da Turma do Aguenta.


Maurício e Norinha.
(Maurício faleceu agora em 2013. Fica aqui nossa eterna saudade)
 
Aguenta 2012. O Paulinho perdeu uma presença e uma voz ao seu lado, o Aloísio, que  faleceu recentemente. Ganhou a  voz e a presença do animadíssimo primo, Ricardo Pereira. 
Saudades do Rancho do Domingos. 
Aguenta no Seu Domingos, no Aterro. 
Paulinho Carielo aguenta no gogó.
Hermes e Cidinha, sempre juntos e sempre no Aguenta.
Hermes e Dilton, em 1983
Totonho não falta, sempre alegre e animado!
Norinha, a grande incentivadora.
Maurício, fundador do Aguenta, junto com nosso querido farmacêutico e carnavalesco, Miro.
Casemiro Galdino Bueno, o Miro.