domingo, 25 de janeiro de 2015

Água? E eu com isto?

Temos que acordar agora, ao custo da nossa sobrevivência no planeta. A água está acabando, sol a pino, má gestão das águas...Como posso ajudar?


Em Belo Horizonte, após as eleições, caiu uma bomba sobre a população. Estávamos vendo a situação de São Paulo e pensávamos, será que por aqui está tudo bem, ninguém fala nada. O assunto não foi abordado nos debates  políticos, nenhum colega jornalista perguntou sobre isto para os candidatos. Com a entrada da nova diretoria da COPASA, se descortinou um cenário preocupante, os mananciais estão também com baixíssimo nível. Chamou a população a economizar, prometeu sobre taxar gastos extras e, se não der resultado, teremos em março um racionamento.
Reservatório Serra Azul com nível crítico.

Neste ponto, todos erraram - PT e PSDB, no governo há anos, alertados até pela ONU desde 2007 sobre uma possível crise hídrica e, por motivos eleitoreiros, todos se calaram. Agora, pagamos a conta.

Como colaborar?


Em casa: fechar as torneiras, lavar as louças com o mínimo de água. Orientar as suas ajudantes.
No banho, molhar, desligar para esfregar e depois enxaguar rapidamente. Fim dos banhos terapêuticos.
Não lavar as calçadas.
Não lavar os carros.
Molhar as plantas depois do pôr do sol.
Criar mecanismos caseiros de colheita da água da chuva.
Escovar os dentes com a torneira desligada.

A água flui

Estive recentemente no Parque das Mangabeiras, onde encontramos vários cursos de água, cachoeira e até nascentes. Vi a água jorrando de dentro da terra. Isto porque a nascente está cercada pelas árvores - 900 mil metros quadrados de floresta para absorver a água da chuva e levar até o lençol freático.


Faço aqui um apelo aos carmelitanos. Quem tem nascente? Plante árvores ao redor.  É hora de começar a tomar medidas preventivas e não só paliativas.  o governo deveria fazer levantamento das nascentes e começar a plantar vegetação ao redor. As árvores ajudam a preservar a nascente.
O Carmo é árido e cada vez mais quente. Não tem árvores pela rua. Em Belo Horizonte, as árvores são as responsáveis por refrescar um pouco mais o ambiente.


Você tem quintal? Plante árvores. É prefeito de alguma cidade? Plante árvores na rua. É fazendeiro, plante mais árvores na fazenda. Temos que reflorestar. Recolher a água da chuva para aguar as pastagens.


Nas grandes cidades, substituir o asfalto comum por asfalto permeável,  que permita a passagem da água, voltar aos velhos calçamentos com pedras, Enfim, temos o que fazer. Vamos fazer a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário