segunda-feira, 3 de março de 2014

Um olhar para o carnaval de Belô

Praça da Savassi, um dos melhores lugares de BH para curtir o carnaval.

BLOCOS DE RUA, CERCA DE 200 SAÍRAM PELAS RUAS DA CAPITAL, OCUPARAM TODOS OS BAIRROS.
BLOCO DO QUEIXINHO TOCOU MARCHINHAS.
A grande caraterística do carnaval de BH é que ele é solto na rua, criativo, tem uma conotação político e é de pouco apelo sexual. É pacífico no geral. O belo-horizontino é super gente boa e hoje, cada vez mais eu amo Belo Horizonte. Mais de um milhão de pessoas estão nas ruas em todos os bairros. 
OS BLOCOS CARICATOS, TRADICIONAIS EM BELO HORIZONTE

Hoje tem desfile das escolas de samba e dos blocos caricatos, também típicos de BH, todos com o rosto pintado, cada um nas suas cores. Muito lindos! Eu os vi muito quando trabalhava na Belotur e cobria os carnavais. No ano que vem minhas irmãs prometem passar aqui. Vou sugerir um bloco. É cheio de bloquinhos pelas ruas, me lembrei de nossos bloquinhos no Carmo.

BLOCO PENAS DE PAVÃO DE KRISHNA



TEM ESCOLA DE SAMBA. A CIDADE JARDIM É DAS MAIS TRADICIONAIS



Belo Horizonte do nada começou a ter um carnaval muito particular. Tem conotação política, linguagens contemporâneas, quase 200 blocos de rua, 70 palcos em toda a cidade. A população ocupou as ruas. Teve bloco pra tudo quanto é gosto. Teve as Penas de Pavão de Krishna, com distribuição de frutas e sucos...O bloco "Baianas Ozadas", criado por baianos que residem em BH homenageou Caymi. Ele puxou um monte de gente descendo a Av. João Pinheiro até a Praça da Estação. "Minha jangada vai sair pro mar..." Durante a semana, eles lavaram as escadarias do Memorial Minas Gerais Vale, muito criativo. Homens e mulheres de baiana.

Dele, desci pra Savassi com outro bloco - Trovão de Minas. Muito legal. Batuque puro. Em certo momento, todo o bloco correu pela Avenida Cristóvão Colombo. Eu junto. Mas o que eu queria eram marchinhas e samba de raiz. Na Savassi, sentei na Status, onde rolava um som eletrônico. Detalhe, hoje eu estava sozinha. Comprei uma caipivodka e dancei tudo o que estava engasgado. Sozinha, na minha, curti as marchinhas e os sambinhas.

No primeiro dia de carnaval, choveu, então fizemos um carnaval particular com algumas amigas. Sempre fantasiada com um turbante de baiana todo colorido.
Teve no sábado - também na Savassi - um grupo que tocava Beatles, em ritmo de samba. Mas a acústica estava horrível e a multidão não permitiu aproximação para ouvir melhor. Então, viramos a av. Getúlio Vargas. Aí, rolava um rock. Eu e minhas amigas, todas da minha idade, entre 50 e 60. Fizemos um rebuliço. De repente estava cheio de jovens dançando com a gente. Nossa geração tem muito gás!
GRAVEOLA DEU SHOW NA SAVASSI.



Hoje, fiquei andando pela Savassi, enquanto o Graveola tocava, uma música mais experimental e contemporânea. Achei do outro lado da Getúlio Vargas um reggae. Nó, minha mana Carla vai amar, já que ela gosta mesmo é de rock. Pessoas bonitas. Estava super divertido. Muita gente fantasiada. Homens vestidos de mulheres.

Na Praça da Estação cantaram Martinália e Martinho da Vila, mas não encarei a multidão. Mas no próximo, vou me programar melhor. Perdi blocos de marchinhas saindo do Praça da Liberdade, um autêntico tambor no Tambor Mineiro, no Prado. Altos shows no Mercado das Borboletas....black souL... Eram muitas as opções. Tenho tentando participar um pouco e sentir o clima. Gosto mesmo é de ficar por aqui, na Savassi. A prefeitura está de parabéns, tinha banheiro à vontade e, as ruas da Savassi pelo menos amanheceram lavadas.

Teve até black soul, com todos caracterizados.


Bia Castro César, na folia de BH.



Agora, marchinha boa mesmo, perfeita, maravilhosa. Que faz com que eu dance de olhos fechados saboreando o momento, são as marchinhas da Turma do Aguenta. Porque ali, estou cercada pelos meus conterrâneos, estou na minha terra, no meu lugar. Porque estou ali desde a fundação do bloco. Eles sabem que eu mando beijos e reverências para o grupo durante a folia. Amo! Mas, agora estou dividida entre os dois carnavais e entre dois amores.


3 comentários:

  1. Amei sua crônica ,muito bem descrito,com seu olhar acurado de escritora.Parabens

    ResponderExcluir
  2. AMEI TUDO, AS CORES, A ENERGIA, PUDE OUVIR ATE O SOM DO CARNAVAL DE BELO! O QUE VEM ESTAREI AI.
    BEIJOS DA SUA IRMA CARLA.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Amei o Carnaval de Belo, as pessoas, as roupas, as cores, a diversidade de som. Um carnaval com rock e soul ´´e tudo o que eu quero. Ano que vem estarei ai, com certeza! Sua reportagem foi completa e me transportou para BH, cidade que agora gosto muito! Beijos, minha irma, Carla

    ResponderExcluir