sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A gota d´água!

As notícias chegam de todos os lados. Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis, Passos, aqui em Belo Horizonte... a água está evaporando debaixo de um sol escancarado, de uma massa de ar quente que resolveu estacionar sobre a região. Em algumas cidades, como Lagoa da Prata, até os poços artesianos estão secando. Em casa, já adotei algumas práticas: só dou descarga no número 2. Molho o corpo, desligo a água, esfrego, volto a ligar e, rapidamente, tiro o sabão. Enquanto ainda tenho água para economizar. Pela primeira vez, na semana passada, o bairro Cruzeiro não recebeu água em suas caixas. O relato se repete em todos os outros bairros. O poder público se cala. Parece que espera as eleições.  A COPASA faz um alerta fraco na televisão, sobre o desperdício. Tem que ser mais contundente, mas criativo, mais direto ao falar com a população.



Temos que ser rápidos. Fazer leis, como estão sendo feitas em algumas cidades, penalizando quem entorna água potável lavando calçadas. Mexam-se vereadores! Esta é a ordem do dia!



Estou aqui pensando, como posso contribuir por esta causa, em Carmo do Rio Claro e entorno do Lago de Furnas,  mesmo de longe, daqui, do meu computador. É jogando sementes, distribuindo boas ideias. Foi assim que pensei que - aqui falando de Carmo do Rio Claro - minha terra natal... que está vendo a água que chegou fazendo estragos na década de 60, já incorporada à vida e à sua história, agora  indo embora. 

A caixa d´água do Brasil está secando. É inacreditável!!Uma vez um nordestino veio ao Carmo e perguntei, o que mais o impactou? - Esse mundão d´água... Esta planta pede socorro!

Ed Figueiredo

CAMPANHA 

Diretores e professores das escolas de Carmo do Rio Claro. É preciso envolver os alunos, crianças e jovens, sensibilizando-os pela causa.  Penso que é preciso envolvê-los na conscientização do uso consciente da água, no plantio de árvores, na preservação nas nascentes, levando as matérias de história, geografia, ciências, nas redações de português... para estes temas, pertinentes. São urgentes! Eles podem levar o conhecimento para seus pais e cobrar. 

 Envolver cada criança, cada jovem, dar a eles, por exemplo, uma tarefa: plantar uma árvore, regar uma árvore do jardim. Pesquisar: quem tem nascente em sua fazenda? Ensinar a preservar as nascentes. Fazer um levantamento das nascentes do Carmo. Falar sobre como evitar erosões (não é Licinha, rainha das Voçorocas?), que assoreiam  os rios.  Os meninos podem contribuir. Nós podemos contribuir.

Fiz esta chamada no Facebook: "Ei professores do Face - ei Vera Mônica, Nilzinha, Elza Lúcia,  Lúcia Carielo, mesmo as aposentadas; vamos ajudar neste processo?

Mandei mensagem em off para a Marlene, a 'Rodinha' sobre esta preocupação minha. Ela deu uma resposta super positiva. Recebam os parabéns. 

"Acho ótimo. Estou aposentada mas trabalho no Colégio Vencer que é conveniado ao Sistema Objetivo. Estamos fazendo um trabalho com os alunos sobre a questão ambiental. Uma turma foi à Água Limpa e tiveram aula sobre isso. Conheceram nascente...plantaram árvores na escola. ...e o trabalho está muito bom."


Fiquei, também, de mandar perguntas para a Elaine Pimenta, que disse ter plantado muitas árvores em sua fazenda. Vou mandar e divulgar aqui no blog, ela é um exemplo!

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