quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO EUROPÉIA!



Uma vez eu ouvi uma pessoa dizendo que já havia rodado o Brasil inteiro e nunca havia encontrado uma cidade tão educada quanto Carmo do Rio Claro. Vale lembrar. As mulheres foram educadas pelas freiras francesas da Congregação das Irmãs da Providência e os homens, pelos Irmãos de São Miguel, no Colégio Montfort.

Segundo o livro de Celeste Noviello Ferreira - Quadro de Saudades - os irmãos partiram da Itália para Carmo Rio Claro em 23 de dezembro de 1948, graças a intervenção de D. Hugo Bressane de Araújo. Primeiros irmãos que chegaram ao Carmo:
Irmão Angélico, Irmão Wenceslau, Irmão Afonso, Irmão Giovani.

Havia ali uma chácara, que foi doada por José de Oliveira Leite e sua esposa Flávia Lemos de Oliveira Leite, José Ferraz Leite e Honestália Oliveira Leite, João Cipriano Freire e Maria José Leite Freire. Esses foram os beneméritos, vale lembrar.

O Francisco Matassa - que criou família e descansou no Carmo - ensinou a todos a Matemática e ele que estava à frente da congregação quando o estabelecimento foi doado ao município. Juntamente com o empenho do Padre Mário Pio de Faria, o Colégio Montfort se transformou em Escola Estadual Monsenhor Mário de Araújo Guimarães.
Primeiros professores: Irmão Natal, Irmão Wenceslau Matassa, Irmão Afonso, Irmão Giovani, Irmão Francisco, Dr., Jacomino Inaccarata, Dr. Pedro Tito Pereira, Sr. Milton de Araújo Pereira, Sr. Francisco José Macedo, Sr. Lourenço Figueiredo e Srta. Iracema Faria.
Lembro-me também muito do Conrado.

Uma historinha engraçada:
Tio Milton era muito severo. Um aluno chegou à porta para ver se ele estava chegando, quando deu de cara com o professor:
- Eu vim ver se o senhor invinha.
- Invai agora para a diretoria!
Eles moram no nosso maginário e na história da cidade. Umas fotos para matar a saudade.



Na foto: ao centro o Tio Milton de Araújo Pereira, ao lado, entre outras: a Cacilda Borges, a
Angela do Zé Ganguinha, a Dedete, a Dagraça...

Um comentário:

  1. Não são Irmãos de São Miguel e sim Irmãos de São Gabriel - Gabrielitas.Parabens pelo artigo,o que me faz voltar ao passado em CRC.abcs

    ResponderExcluir