Segundo o livro de Celeste Noviello Ferreira - Quadro de Saudades - os irmãos partiram da Itália para Carmo Rio Claro em 23 de dezembro de 1948, graças a intervenção de D. Hugo Bressane de Araújo. Primeiros irmãos que chegaram ao Carmo:
Irmão Angélico, Irmão Wenceslau, Irmão Afonso, Irmão Giovani.
Havia ali uma chácara, que foi doada por José de Oliveira Leite e sua esposa Flávia Lemos de Oliveira Leite, José Ferraz Leite e Honestália Oliveira Leite, João Cipriano Freire e Maria José Leite Freire. Esses foram os beneméritos, vale lembrar.
O Francisco Matassa - que criou família e descansou no Carmo - ensinou a todos a Matemática e ele que estava à frente da congregação quando o estabelecimento foi doado ao município. Juntamente com o empenho do Padre Mário Pio de Faria, o Colégio Montfort se transformou em Escola Estadual Monsenhor Mário de Araújo Guimarães.
Primeiros professores: Irmão Natal, Irmão Wenceslau Matassa, Irmão Afonso, Irmão Giovani, Irmão Francisco, Dr., Jacomino Inaccarata, Dr. Pedro Tito Pereira, Sr. Milton de Araújo Pereira, Sr. Francisco José Macedo, Sr. Lourenço Figueiredo e Srta. Iracema Faria.
Lembro-me também muito do Conrado.
Uma historinha engraçada:
Tio Milton era muito severo. Um aluno chegou à porta para ver se ele estava chegando, quando deu de cara com o professor:
- Eu vim ver se o senhor invinha.
Não são Irmãos de São Miguel e sim Irmãos de São Gabriel - Gabrielitas.Parabens pelo artigo,o que me faz voltar ao passado em CRC.abcs
ResponderExcluir