"Meu pai, David João José veio do Líbano para o Brasil na época da guerra. Aqui ele estabeleceu-se como comerciante. Teve loja, posto de gasolina e até uma agência Ford. Carros motorizados, quase não havia. Lembro-me de dois: o Fordinho do Dr. Antônio e do Dr. Júlio. As viagens eram feitas a cavalo, de carro de boi, de vapor (até Fama) e mais tarde de jardineira. Como era demorado ir de uma cidade a outra!Via-se muito, nas ruas, carrinhos de mão carregados de latas de soro que o povo apanhava na então chamada Rua do Soro.
Uma vez passou por aqui um circo muito famoso, do qual não me lembro o nome. Igual a esse, nunca mais! O cinema era mudo e novelas, só no rádio.Havia muitos mascates sírios, vistos sempre de mala na mão a vender alguma coisa. Nos casamentos, os noivos iam na jardineira do Zé Mindinha.As festas religiosas eram muito animadas. Os roceiros vinham de carro de boi, cujas rodas rangiam a anunciar a chegada. Balaios de quitandas, colchões, crianças e mantimentos. Era uma carga pesada. Era difícil vir à cidade e eles só vinham em época de festas:Semana Santa e Natal principalmente. O comércio se tornava movimentado.Aristides vendia doces em tabuleiros. Pessoa inesquecível. A banda do Zé maria tocava na praça em dias festivos e o povo se entusiasmava.Na Semana Santa, havia a Verônica (personagem bíblica) interpretada pela Olma (do Sô Júlio) e pela Naina. Como havia serenatas bonitas! Namoro, só às escondidas e com muito pudor. Namorava-se mais com os olhos.
Lojas mais antigas de que lembro: Lupi VI - perfumaria, Casa do Eloi Chaves (onde eram vendidos sapatos bordados com missangas), Loja do Sô Pedrinho, Farmácia do Dr. Gabriel
Médicos mais antigos - Dr. Antônio e Dr. Júlio.
(assinado por JULIETA DAVID CARIELO/Quadro de Saudades-Carmo do Rio Claro/Celeste Noviello Ferreira)
O Fordinho do Dr. Júlio Aguiar foi restaurado por ?? Quem tiver foto, favor enviar. A propósito, onde era a Rua do Soro?
Oi Cleise, tudo bem? Vi seu poste aqui estava procurando alguma informação do Dr. Julio o primeiro dono do Fordinho, estou montando um vídeo do Fordinho, para meu pai Antonio Peres. Acontecerá aqui em Carmo do Rio Claro o 1° Encontro de Carros Antigos no dia 06 de novembro de 2011. Venha nos prestigiar neste evento. E se desejar lhe encaminho as fotos do fordinho.
ResponderExcluirAbraço
Sílvia Oliveira