quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Surpresa!

Valmira, mamãe (Nivalda) e Tia Dolores
Coisa boa é visitar a Tia Dolores, com seus 95 anos ainda está lúcida. Como todos os anciãos, ela adora contar casos. Tia, o que vocês faziam antigamente, quando não tinha televisão? "A gente ia para debaixo da paineira do Pipoca (meu avô) e ficava conversando. Ou então, juntávamos violão, sanfona e pandeiro e íamos fazer Surpresa." Mas o que é Surpresa? "A gente batia na porta de alguma casa e dizia: viemos fazer Surpresa. Podemos dançar aí? Imagina que íamos até as fazendas e à noite. Eu era da rua de baixo; as moças do Largo não faziam nada, mas a gente sabia se divertir". Adorei esta ideia! A Tia Dolores sempre me benze, tira as más energias, deixa a gente novinha em folha. A ela e ao Tio Nelson toda a minha admiração e amor!

Ela contou que a mamãe era super engraçadinha, ensinava os mocinhos a dançar e era muito cortejada.A foto não a deixa mentir. Ela, que também era da rua de baixo, foi escolhida por meu pai, Edmundo, da rua de cima, para se casar. Diz a Tia, que as moças do Largo não gostaram nada. Muitas estavam de olho no papai, que nos seus 41 anos ainda conservava beleza, além da tranquilidade que lhe era peculiar. Minha homenagem a Edmundo e Nivalda, que geraram as "Nivardas": Carla, Cláudia, Cleise, Ludy, Alice, Fatinha e o bendito o fruto entre as mulheres, Edmundo Figueiredo Júnior.


Tia Dolores também contou como conheceu o Tio Nelson aos 32 anos. Para os padrões da época ela devia ser considerada “encalhada”. Tio Nelson namorava há 7 anos e já estava noivo quando se sentou à mesa de um bar, dirigido pelo Miro. Ele, sentado  com um chapéu, passou a trocar olhares com ela. Então, perguntou se ela aceitaria caminhar no “Rela” com ele. Vocês sabem o que é “Rela”? Tipo um footing. No tempo da tia, ele acontecia em frente o Cine Guarani. Homem andando para um lado, mulheres para o outro. E desta caminhada saiu o namoro e o casamento de 63 anos. Geraram os primos queridos: Ângela, Ricardo e Maria José.
 

Um comentário:

  1. Família linda, de gente correta! Adoro e morro de saudades da Tia Nivalda. Como era bom abraçar aquela gorduchinha!

    bjimm querida!
    andrea

    ResponderExcluir