quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Um tesouro para a humanidade!

O arqueólogo autodidata Antônio Adauto Leite é o primeiro entrevistado do documentário sobre o Lago de Furnas, dirigido por Paulo César Carvalho, mais conhecido por P.C. O projeto de mestrado contou com a orientação de Dr. Italo Oscar Riccardi Léon. Antônio e sua filha Suzana contam como começaram a escavar as margens do Lago, quando ele abaixava. A brincadeira preferida da criançada era procurar tesouros. Objetos, utensílios surgiam da terra e eram desenterrados. Hoje, o Museu do Índio conta com 4 mil peças. 

Encontrei o Antônio sentado em um banquinho da Praça de baixo. Além do sol escancarado e da visão da Serra da Tormenta que se descortinam nas manhãs ensolaradas de Carmo do Rio Claro, temos a grata satisfação de encontrar pessoas fundamentais sentadas tranquilamente no banco da praça. E trocar um dedo de prosa.

Contei para ele sobre O Livro de Vestir. Ele pediu-me para contar sobre o livro. "Havia feito 25 contos com nomes de mulheres. Criei uma escritora que costurou as 25 roupas. Quando a sobrinha veste a roupa, veste o personagem". Ele retrucou: "nós dois somos mesmo virados!" Fez um oratório de Santo Expedito dentro de uma casquinha de coco e me deu de presente. Agradeço a ele por ter legado à humanidade este tesouro arqueológico. Com  a inundação criada pelo Lago de Furnas, muita história ficou naufragada. É o caso das pinturas rupestres da Gruta de Itapecerica. No documentário, ele conta tudo, imperdível!

Visite a página do Museu:

https://www.facebook.com/museuarqueologico.antonioadauto?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário