Carmo do Rio Claro se prepara para viver uma grande festa: o lançamento do livro GENEALOGIA DA FAMÍLIA VILELA DE CARMO DO RIO CLARO, de autoria da carmelitana, Dra. Ana Maria Vilela Soares. O evento vai acontecer no próximo dia 9 de julho, na Pousada da Mavi. Espera-se a presença de 400 pessoas, grande parte delas da família Vilela, Figueiredo e Soares, além de muitos amigos da autora de São Paulo. Vão comparecer Vilelas de vários estados brasileiros. Para entrar, é preciso convite. Por dez anos, Ana Maria Vilela se debruçou sobre documentos da igreja – registros de nascimentos, casamentos e óbitos, além de fazer pesquisas em arquivos públicos mineiros.
Não é nada fácil percorrer esse fio de Ariadne e chegar à origem dessa família, que é enorme
Naquele tempo, as mulheres não levavam o sobrenome da família. As três ilhoas se chamavam: Antônia da Graça, Helena Maria de Jesus e Júlia Maria da Caridade. Essa última se casou com Diogo Garcia e deu origem á família VILELA. Diogo Vilela era pai de Maria do Espírito Santo, que se casou com o Capitão Domingos Villela.
As informações foram obtidas no livro de Celeste Noviello Ferreira, O Quadro de Saudades-Carmo do Rio Claro.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A AUTORA
Ana Maria Vilela Soares é filha de Edmundo Figueiredo Soares e de Maria Leonor Vilela Soares. Nasceu em Carmo do Rio Claro em 13 de junho de 1937. Iniciou seus estudos no Grupo Escola Cel.Manoel Pinto. O segundo grau fez no Colégio Sion, de Campanha e no Ginásio e Escola Normal Sagrados Corações, no Carmo. Bacharel e Licenciada
Professora Doutora do Departamento de Histologia e Embriologia do ICB/USP, desenvolveu pesquiss, com ênfase na área dos tecidos mineralizados e da secreção celular, orientou teses e publicou vários trabalhos em revistas nacionais e internacionais. É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise.
Atualmente, Ana Maria está aposentada e vive entre São Paulo e o Carmo, onde tem uma casa na rua Dr. Monte Razo.
QUEM QUISER ADQUIRIR O LIVRO, PODE IR ATÉ A LOJINHA DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CARMO DO RIO CLARO.
Olá Ana Maria!
ResponderExcluirMeu nome é Maria Aparecida Gonçalo, Cida. Moro em Campinas. Fiquei muito emocionada quando tomei conhecimento do livro. Sou filha de uma carmelitana da família Vilela, Maria Claudina. Cresci ouvindo as histórias que minha mãe contava sobre seu avô, Jonas Pinto Vilela e de sua tia e mãe adotiva, a vovó Donana. Minha mãe faleceu há tres anos. Tenho algumas fotografias de meus avós e bisavós, além de algumaas informações, que seriam muito úteis na de sua pesquisa. Meus irmãos e eu sentimos imensamente o fato de não termos feito contato antes. Mas agora desejo adquirir o seu livro. Irei visitar minha tia Tereza Vilela em Porto Alegre no próximo mês e prometi que levarei para que ela leia e se recorde. Ela é muito saudosa de sua história no Carmo do Rio Claro. Obrigada por ter realizado este trabalho.
Meu email - cidagoncalo@yahoo.com.br e meu telefone em Campinas é 19 30438004. Espero receber informações sobre como poderei adquirir o livro.
Abraço.
Cida Gonçalo
Maria Aparecida, o livro pode ser adquirido na Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro. Vou enviar seu telefone para minha irmã, Ana Maria.
ResponderExcluirBom dia ! Tenho um sebo em São José do Rio Preto - SP e tem uma cliente interessada neste livro, pois ela é da família Vilela, aguardo retorno sobre o preço e envio.
ResponderExcluirMaurieli Prudencio - Livraria Torre do Tombo (17) 991926634 (17) 3222-4626 contato@torredotombo.com.br