domingo, 28 de outubro de 2012

Teve um carmelitano no começo de tudo...

Em 2004, pensei em fazer uma roda de conversa sobre partos no Parque das Mangabeiras. Liguei para lá e chamei o produtor de eventos. Aqui fala Roberto Zaponi. Ele me cumprimentou como se me conhecesse. Pensei, deve ser alguém que está lá há muitos anos e me conheceu na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde trabalhei 10 anos. Marcamos um contato pessoal. Pensei, Zaponi, parece que conheço este nome. Quando cheguei, quem era? O meu querido Roberto Zaponi, irmão da Marcinha Zaponi, lá do Carmo. Que satisfação. Contei da ong e ele imediatamente  convidou-me  a fazer parte do seu amplo projeto de ecologia para o parque. Passamos a desenvolver o tema Ecologia do Nascimento.
 E ali ficamos até agosto de 2012, quando nos pediram para sair por uma reforma. Retornaríamos em outubro. Ao ligar lá, ficamos sabendo que agora teríamos que pagar R$ 118,00 por hora para ocupar o local, o que daria para 4 horas R$ 472,00. A ong trabalha com voluntários, não temos recursos. Achamos um absurdo, a cobrança foi definida por decreto, assim  como o aluguel da praça da Estação pelo setor público, que motivou aqui o movimento Praia da Estação. 

A partir daí, já recebemos ajuda de advogados e pessoas que conhecem gente na prefeitura e estamos lutando para voltar ao parque. Foi sugerida até uma passeata. Registro aqui porque tem um carmelitano sensível que deu início ao projeto Roda Bem Nascer. Pena que ele foi embora e o seu projeto ambiental se diluiu em propósitos mercantilistas da nossa atual prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário