terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um carmelitano com o Mestre.

               Sr. José de Castro, filho de Carmo do Rio Claro, ao lado mestre Oscar Niemeyer.
A foto é do site www.nanademinas.com.br, que oferece notícias atualizadas sobre o Carmo.


Olha o que a Wikipédia fala dele, ainda bem que põe um ponto de interrogação no nascimento em Belo Horizonte. José de Castro é natural de Carmo do Rio Claro:
"José de Castro Ferreira (? - Belo Horizonte7 de outubro de 2005) foi um advogado e político brasileiro do estado de Minas Gerais.
Ferreira foi deputado estadual de Minas Gerais (5ª legislatura - 1963 a 1967[1]), deputado federal e o primeiro Advogado Geral da União, no governo Itamar Franco, em 1992. No mesmo ano, surgiu a rede de escritórios de advocacia "José de Castro Ferreira, Décio Freire & Associados" com dois escritórios, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Na Associação Comercial, José de Castro Ferreira, foi convocado a assumir a vice-presidência da Divisão Jurídica no biênio 97/99. Ao final do mandato, em agosto de 1999, foi eleito diretor da Casa do Empresário e, um mês depois, escolhido pelo Conselho Superior para ocupar a cadeira de Benemérito da Instituição."
Se hoje a serra é iluminada, devemos José de Castro Ferreira, que queria atender a um desejo da sua mãe e conseguiu verba para a iluminação.

Um comentário:

  1. Notável personalidade
    José de Castro (José de Castro Ferreira) nasceu em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, em 17 de julho de 1934.

    Família
    Filho de Geraldo Ferreira e de Odete Maria de Castro Ferreira. Foi casado com a advogada Ana Amélia Mena Barreto de Castro Ferreira e pai de oito filhos.

    Estudos
    Estudou no Ginásio Municipal Cônego Leopoldo, em sua cidade natal e no colégio dos jesuítas em Nova Friburgo (RJ), tendo concluído o curso de humanidades no Colégio Afonso Arinos , em Belo Horizonte. Iniciou o curso superior na Faculdade de Direito de Juiz de Fora (MG), concluindo-o na atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1959.

    Político
    Com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, foi deputado estadual de Minas Gerais (05ª legislatura - 1963 a 1967) e deputado federal e presidente da TELERJ de 1993 a 1994. ,.

    Advogado
    Foi o último consultor-geral da República e o primeiro Advogado Geral da União, no governo Itamar Franco, em 1992.
    Fundou a rede de escritórios de advocacia "José de Castro Ferreira, Décio Freire & Associados" com dois escritórios, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

    Professor
    Lecionou direito constitucional e processual civil na Faculdade Viana Júnior. (Juiz de Fora)

    Escritor
    Democracia em Trânsito"(1986);
    Itamar, o homem que redescobriu o Brasil (1995)

    José de Castro morreu em Belo Horizonte, aos 71 anos, em 07 de outubro de 2005.
    Fonte: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir