quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Tom deu o tom da PALAVRA

PALAVRAS



Palavras onde me escondo
Onde me revelo
Onde deságuo as pequenas
e as grandes dores e amores.
Solto a palavra
e já não sei aonde elas vão me levar.
Perscruto os sentimentos
Que me calam dentro
Para fazê-los virar

Palavras.

Elas se deságuam pelas minhas sagradas mãos
A quem foi confiado fluir o mundo
Do Verbo.

Palavras


Hoje é o que se chama
Partiu para o andar de cima
Abotoou o paletó
Foi embora.
Tudo para evitar a Palavra
Morreu.
Mas  uma morte lembra as outras
Contam do fim.
E pergunta: tudo é ilusão, então?

Tom faleceu e virou poema
Faltou-lhe o ar há poucos dias
Faltou-lhe saúde
Morreu a vida..
Em minha vida, foi tão fugaz!
Em 3 anos, o vi três vezes.
Bastou para que vivesse em mim
Intensamente!
Porque também ele era a Palavra.
Trocamos Palavras completas
Sem a pressa do Face
Em português correto
Nada abreviado.
Não havia pressa em nossos e-mails
Que agora se tornaram ainda mais importantes!
O que ele falou de mim?
O que eu falei pra ele?
Trocamos Palavras
Poesias
Contos
Romances
E amor de prima
De ser do mesmo sangue
Da mesma árvore.
O acolhemos no seio da família.

Ele vinha de longa caminhada
E aportou no Porto Carrito
No útero da família Figueiredo.
Da sua caminhada
não sei quase nada!
Sei de um contador de casos.
De um primo querido!
Que um dia chegou ao Carmo
Carregando 70 anos de história.
Ares de carnaval
Encontros na Pousada da Mavi
Frequentou com prazer declarado
A casa do Job.
A casa do Dito.

Viveu a Fazenda Água Limpa
Onde passou o seu último réveillon.
Lindo neste dia!
Um sensual senhor jovem
Tom Figueiredo!
No meio da publicidade
Mais conhecido por GaTon.
Olhos azuis. Sorriso aberto 
franco e sensual.
Celebrou aquela noite com sua numerosa família
Todos os prazeres que a ocasião permitia.
Cantou.
Bebeu vinho.
Degustou o seu charuto
em solene ritual.
Amanheceu ouvindo e contando casos
com o Tião, os últimos a irem dormir.
Falou poemas
Ouviu histórias e rememorou.
Lembranças dali da fazenda
Onde viveu dias na juventude.

PALAVRAS

Perda
Saudades
Recuerdos!
A ausência é maior que a presença!

PALAVRAS

Sei que são muitas 
Que não as podo concretamente
E, por isto, não sei se elas
As Palavras
As minhas Palavras
Servem pra mais alguém além de mim.
Hoje o Tom
Dá o tom da Palavra.
que para mim são

Essenciais.

Palavras

Elas vão te contar
Tom Figueiredo
Cada vez que eu mergulhar
Na mente e nela doer a sua ausência
Por certo,
Palavras vão desaguar sentimentos
Pra ficar mais leve
Porque sempre
Depois da Palavra
Do desabafo
Do desagravo
Da explosão de Palavras
Vem o silêncio!


Um comentário:

  1. Que LINDO, Cleise! Como o Tom inspirou a todos nós! Que pessoa linda, amada, carismática e sensual mesmo aos 70 anos. Penso nele com saudade, mas também com muito amor e carinho. Quando preciso preencher meu coração com bons sentimentos recorro a sua lembrança entre outras de nossa querida família Figueiredo Pereira Soares.

    Carla Soares

    ResponderExcluir