segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mensagem recebida: alguém conhece?

Olá! Saudações a Carmo do Rio Claro, uma linda cidade do interior. Meu avô foi juiz lá na década de 30, e apaixonou-se tanto que quase não quis sair...
Acho que o Fórum depois de reformado tem o nome dele; meus pais foram à reinauguração, mas eu estava no exterior na época.
Sempre tivemos na casa dos meus pais os cobertores de pura lã de carneiro do Carmo; eu mesmo uso um  há mais de vinte anos. 
Continuam fabricando os de pura lã?
Lembro-me de um senhor do Carmo que sempre nos visitava quando ia a BH; era sírio (ou libanês) e levava sempre uns biscoitos duríssimos que fabricava, e mais um saco de feijão. 
Quando eu tinha uns quatro anos abri a porta para ele e gritei para dentro:
- "Vô! Seu amigo turco que traz biscoito duro e feijão bichado veio te ver!"
Custou para alguém ter coragem de ir à sala... 
Mas ao que parece ele era uma pessoa boníssima.
Meu avô - um grande galanteador quando vovó não estava por perto - viveu gabando as "morenas-louras"do Carmo.
Será que alguém lá ainda se lembra dele? Chamava-se Merolino Corrêa. 
Abraço,

Sérgio.  


E aí, pessoal, alguém sabe responder para o Sérgio. Alguém conheceu Merolino Corrêa? E alguém tem ideia de quem seria este 'turco' a quem ele se refere? O Fórum tem o nome dele?  Quanto as colchas de lã de carneiro, são poucos os que ainda fazem. Os carneiros eram muito comuns naqueles tempos, antes das águas, quando o Carmo era muito frio, geava nas várzeas. Na Fazenda Água Limpa, onde fui criada, criava-se carneiros e nós víamos quando tiravam os pelos e os carneirinhos saíam correndo pelados, me parece que era justamente no frio, tínhamos muita pena! Num tempo mais antigo havia teares e lá mesmo se confeccionava os paletós, colchas e mantôs de pura lã de carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário