sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FAZENDA ÁGUA LIMPA - UM MUSEU VIVO


Meu irmão, Joaquim José e sua mulher, Toninha Carvalho Soares, não podiam imaginar que, ao visitar o Memorial Minas Gerais Vale, recém inaugurado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, iriam encontrar lá a foto da sede da fazenda Água Limpa. O mérito é do meu primo fotógrafo, Renato Soares. Seu livro "Mar de Minas" faz parte da mostra e tem na capa, o casarão de mais 150 anos, localizado no município de Conceição Aparecida.

O memorial é o terceiro prédio inaugurado do Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada é gratuita. O museu ocupa a antiga Secretaria de Estado da Fazenda e é um convite a uma viagem pela cultura e a história. Os outros dois, um deles conta a história da evolução e tem um planetário, o outro exibe as pedras preciosas das nossas Minas Gerais.

'As referências para o memorial, que conta com investimento de R$ 27 milhões, vieram de uma grande expedição. Com aval da mineradora Vale, gestora do museu, o museógrafo e artista renomado Gringo Cardia, curador das exposições, entrou num carro junto de historiadores e, por três meses, foi de Norte a Sul, em busca das essências de Minas. O resultado dessa viagem, complementada por mais três anos de pesquisa, pode ser visto nas 31 salas do museu e traz uma mistura entre o passado colonial e a Minas moderna. “O memorial tem três eixos: a Minas da diversidade cultural, da riqueza – da época da construção do Brasil , e a visionária, que faz parte do modernismo”, afirma o gaúcho Cardia, que considera o projeto como o mais importante da carreira.' (informações retiradas do site do museu).
Toninha e Joaquim também visitaram o Museu Histórico Abílio Barreto. Achei que o encontraria como era nos tempos em que trabalhei na Belotur, quando reproduzia uma fazenda mineira todinha mobiliada. Fomos informados que o acervo completo fica guardado e vai sendo apresentado aos poucos. Não gostei, ficou diluído e pouco representativo.

Mas o que mais minha cunhada Toninha gostou, foi de ver os utensílios e objetos iguais o da Fazenda Água Limpa conservados e respeitados como peças de museu. Viu também que o acervo da casa é ainda mais precioso. É verdadeiramente um museu vivo. Quem não conhece, vale a pena conhecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário