sábado, 12 de novembro de 2011

Maria do Carmo Soares de volta ao Carmo!

Quem tirou a foto foi a nana (nanademinas.com.br), na estréia da peça Crônica de uma Casa Assassinada, no Teatro Alterosa. A Pepeca é a terceira da esquerda para a direita.

Minha prima, Maria do Carmo Soares, enfermeira e atriz, que participa de várias montagens de Gabriel Vilela tem agora uma casa no Carmo, naquela bairro ao lado do Honduras, que agora me foge o nome. Mas o certo é que ela e suas irmãs, Maria da Graça, Maria Alice e seu marido Álvaro visitam constantemente a cidade. Com a nossa querida "Pepeca" chegarão artistas. Sua proposta é colaborar com a cultura da cidade.

Eles são filhos do tio Luiz Figueiredo e da Tia Santa, ambos falecidos, mas que escreveram uma história de amor. Eles são primos. Tio Luiz é filho da Vó Alice e Tia Santa, do Tio Piruá. Como o namoro era proibido entre primos, eles fugiram juntos e se casaram. Foram para o Paraná, Jaguapitã. Da família, foi mais um que migrou para o Sul. Também Tia Maria e Tio Toninho fugiram para o Paraná, já que o preconceito entre raças não permitia casamentos de brancos com negros. Eles eram professores. Os últimos anos, que foram muitos, ela morreu com 95 anos e lúcida, passou em São Paulo, num apartamento na Vila Mariana. Lá, ela lia todos os jornais e se mantinha atualizada, o que preservou sua mente até o final da vida. Tia Santa foi enterrada em Jaguapitã com pompas de educadora. Além dos irmãos citados acima, eles ainda tiveram a Joana e o Gordo, que faleceram e deixaram muitas saudades, o Magro e o Nenem, que mora em Passos.


Maria do Carmo Soares iniciou sua carreira no teatro com o Grupo Mambembe. Ali, se revelaram os hoje globais, Rosi Campos e Genésio de Barros, que namorei naqueles tempos gostosos da juventude. Rosi e Genésio frequentaram o Carmo na década de 70, foram à Fazenda Água Limpa e compartilharam muitos dias na Casa da Nivalda. Hoje, Pepeca trabalha mais com Grabriel Vilela, é uma das personagens da peça "Crônica de uma Casa Assassinada" (veja crítica em postagem anterior), onde fez uma governanta que lembrava as nossas avós, as nossas "empregadas". Ela é também excelente enfermeira (aposentou-se recentemente) e socorre a todos os familiares em casos de doença. Uma dádiva para a família e para o Carmo.

Sejam muito vindos à Carmo do Rio Claro!

2 comentários:

  1. Maria do Carmo faz parte da minha infância...conheço-a desde os 8 anos de idade...eu ia brincar na rua da casa dela e era amigo do Gordo e do Magro...da Maria Alice também...que eram seus irmãos...me lembro da casa dela...da sala...de um compartimento cheio de rádios...seu Luis era radio amador...dona Santa foi minha professora no primário...Maria do Carmo tocava na fanfarra do ginásio...será que ela tem perfil no Facebook?....

    ResponderExcluir
  2. Maria do Carmo hoje tem casa no Carmo e está sempre por lá, promovendo cursos para idosos, sobre Alzeimer, para cuidador.Está também em um projeto de um centro de cultura na Rua do Porto.Acho que ela não tem Facebook. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir