terça-feira, 3 de janeiro de 2017

100 ANOS DA TIA MARIA

Fatinha e Batata, Tia Maria, Rani e Yuri em visita recente à Tia Maria
Tia Maria está completando 100 anos. 100 anos de histórias. Ela foi casada com o Tio Toninho, personagem lendário da família. Ela foi a esposa oficial. Quando éramos pequenos, na Fazenda Água Limpa era muito bom quando os dois anunciavam a chegada. Tio Toninho dava um grito que varava os grandes salões e ia alojar feliz em todos nós. Papai, Edmundo Soares, o adorava. Tia Maria vinha junto com aquela fala gostosa, riso alegre, aliás, até hoje está sempre com um sorriso nos lábios. Com o Tio ela viveu alegrias e tristezas, pois ele era arteiro demais. "Mas quando voltava, vinha com flores, como ia resistir?" Disse-me uma vez.
Parabéns Tia Maria, você vive dentro de mim.

Ela foi atrás das loucuras do Tio Toninho desde a juventude. Conta história que Toninho ia ao Bairro do Rosário no baile dos negros. Naquele tempo, era tudo separado, clube de branco, clube de preto. Minha avó rezava o mantra: "o certo é branco com branco, preto com preto" e contava de um padre que descruzou os casais no altar, mas que não adiantou, eles se destrocaram na porta da igreja. Pois é, os irmãos de Maria não gostavam nada daquele branco do Largo que ia lá dançar com Maria. Mas ele dizia alto: "vou me casar com Maria" e cochichava pra ela: "quando eu bater um toque de Figueiredo em sua janela, arrume a trouxa que vim te buscar". E assim foi, e eles fugiram na madrugada e foram parar no Sul do Brasil, onde ela se empregou com doméstica e ele como jardineiro. Vó Alice, a esta altura, tudo feito, aceitou o casamento. 
Olha aí os papagaios. Ele em Aparecida do Norte. É muito irreverente! É puro James Dean.

Meu irmão, Joaquim José, com sua esposa, Toninha, em visita à Tia Maria. Estão se divertindo com os casos da tia, ainda lúcida aos 100 anos. Ela mora em Alpinópolis, também conhecida por Ventania, próxima a Carmo do Rio Claro.
Renato Soares, o fotógrafo, é neto de Toninho Soares. Em seu colo, o filho Neto. Renato é filho de Jair Soares, que conheceu seu pai quando tinha 18 anos. Ele o levou para São Paulo e arranjou emprego para ele no Banco do Brasil. Tio Toninho e Tia Maria têm tudo tudo a ver com maritacas e papagaios. Esta foto mostra a maritaca da Tia Maria que fica o dia todo em seu peito, dando beijinhos na tia.

O Tio Toninho que virou João Garavião

Verdade, inspirei no Tio Toninho para criar o personagem João Garavião.

A Tia Maria acolheu o Jair como filho e também o Afonso, filho de uma outra mulher; ele também o encaminhou, arrumou emprego em São Paulo. Ele se responsabilizava pelos filhos, era correto neste aspecto. Mas tinha um fraco pelas mulheres e, principalmente, pelas mulheres negras. Conhecia e frequentava várias casas dos bairros pobres. Com ele, frequentei algumas (a casa daquelas anãzinhas, lembram delas?, era uma delas). Era caridoso, tirava a roupa do corpo para dar a um mendigo. O Mané conta que um dia estava pescando com a mão no aterro, junto ao Tio Toninho. Este portava um relógio dourado, que o atrapalhava na pescaria. Ele então o tirou e deu para o Mané. "Era de ouro para mim". Imagina só a alegria de menino. Uma vez chegou em casa com uma turma de pescadores que havia conhecido na estrada, homens estranhos a quem não foi negada a hospitalidade.

Era do contra. Chegava em seu fusca branco, era sexta feira santa. Vovó veio abraçá-lo. E ele: - Acabei de comer um frango com quiabo maravilhoso! Vovó: Meu filho, hoje não pode comer carne. No outro dia, ele volta e ela: venha comer um frango com quiabo. Ele: Não, estou de jejum!

Já com câncer na garganta, chegou um dia à casa dos Vieiras, casa da Kátia, da Cleire, da Cláudia, da Claudete...Colocou a mão na garganta e gesticulou que não podia mais falar. Foi mulher chorando pra todo canto. Ele entrou e pediu um papel, onde escreveu: mingau. Elas fizeram. Ele agradeceu com a cabeça, entrou no fusca e então, gritou:
- Cambada de bobos!
Brincava com a própria doença. São muitas histórias, diziam que ele tinha um poder especial com os animais. Este é tema para um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário