segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Um tesouro para a humanidade!

Um tesouro arqueológico em Carmo do Rio Claro, o Museu do Índio conta com mais de quatro mil peças. Localizado na Praça do Boi; no antigo prédio do Colégio das Irmãs.

Antônio Adauto quando encontrou uma igaçaba.
Carmo do Rio Claro inaugurou  em 2011 o Museu do Índio Antônio Adauto Leite. Conta com o maior acervo de peças indígenas de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina, segundo site do município. É um tesouro arqueológico da humanidade. Antônio Adauto conta que sua mãe, Dona Flávia Lemos de Oliveira Leite, conhecida por Dona Flavita, gostava muito de pedras e, por isso, era muito presenteada. Entre elas, ganhou algumas machadinhas indígenas. Antônio então pensou, se eles acharam, eu também posso achar.
Segundo Antônio, "as pedras e artefatos feitos em barros pelos índios  afloravam da terra quando a mesma era preparada para ser feito o plantio." Antônio Adauto Leite, arqueólogo autodidata informa que os índios que habitavam a região eram os Catu-auá, conhecidos também como Cataguases. "Já os Tupi-guaranis também vieram para o interior, na época escravizados pelos colonizadores."

Recentemente, foi feito um documentário (veja em posts anteriores) sobre as águas de Furnas, onde ficamos sabendo que muitas das peças afloravam também quando a represa de Furnas abaixava. A brincadeira das crianças era achar os utensílios. Elas foram colecionadas por anos na Fazenda Panorama, que sempre recebeu visita de alunos e pesquisadores.
 Dentre os achados, estão grandes igaçabas, usadas para enterrar os índios; algumas têm ossos dentro. O Museu fica localizado em um espaço que pertencia ao Colégio Sagrados Corações, na Praça do Boi. Uma igaçaba grande foi doada por meu irmão Joaquim José para o Museu e guarda um detalhe interessante. Ela é feita de argila clara, da beira do Rio Claro; as da Fazenda Panorama eram de argila mais escura. Na Fazenda Água Limpa também já foram encontrados machadinhas e outros utensílios indígenas. Deve ser também um sítio arqueológico.

Quando da inauguração, Antônio Adauto declarou com emoção:  “é o dia mais feliz da minha vida, me sinto um menino que acaba de ganhar um presente e quer mostrá-lo a todos” (site da prefeitura). Antônio Adauto merece ser nome de rua, ganhar estátua e tudo o mais, é nosso maior herói, preservou um tesouro, segundo ele, "não para o Carmo, mas para a humanidade".

Hoje, sua filha é herdeira desta missão e continua atendendo os visitantes que ali chegam, incansável ao contar e recontar a história que tem na ponta da língua e que faz parte da sua própria história. Imperdível para todos os carmelitanos e visitantes a visita ao Museu do Índio. Anote o endereço.
Praça Dona Maria Goulart, 29 - 3561.2020 - Ramal 26
 email: museudoindio@carmodorioclaro.mg.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário