segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O Carmo já foi assim!

Esta foto traz uma nostalgia. Uma saudade. Um despeito de não ter visto também a primeira igreja de Carmo do Rio Claro. Depois desta, teve a outra antiga, que foi derrubada na gestão do Padre Marcelo e a estilo moderno de hoje. Vejam, não tinha ainda o jardim e nem a estradinha para a Serra da Tormenta. Esta paineira, onde duas pessoas estão embaixo, foi plantada pelo meu bisavô conhecido por "Sr. Pipoca". Ela está no banner deste blog, já maior. Por muitos anos, acolheu a todos, casais de namorados, amigos. Tia Dolores se lembra dela e disse que ali se reuniam, em tempos sem televisão, internet, celular. Rolavam encontros de amigos e bate-papo.

Poucas pessoas pela rua. Olhem as janelas da igreja, como das casas antigas. E estas pessoas? Quem são? E aquela mulher de saias longas habitando este dia? Realmente, esta foto acorda o tempo dentro de nós. E aqueles homens sentados nos portais da igreja? É outra Carmo do Rio Claro. Será que ainda se chamava Nossa Senhora do Carmo do Monte do Rio Claro? Ali era chamado de "Largo". Depois, conta o Job Figueiredo delimitaram o espaço e passou a ser chamado de "Quadrado". - Vamos passear no Quadrado?

 A Tormenta, no entanto, é a mesma, e desde então já olhava lá pra baixo. Na certa, via o Rio Sapucaí serpenteando pelos vales. Depois, assistiu a água chegando e tornando aqueles vales e montanhas em mar, o conhecido Mar de Minas. Chuva quando vem da Tormenta é chuva brava, já diziam os antigos. É interessante, quantas histórias uma simples foto consegue levantar.


Esta foi a segunda igreja, que foi desmanchada para dar lugar à igreja modernosa atual. Na frente funcionava a rodoviária e a UEC, que colocava músicas na praça todas as tardes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário