terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Guapé, caminho na água!

 A tragédia que se abateu sobre o sul de Minas com a chegada das águas de Furnas atingiu vários municípios, entre eles, Guapé. Esta cidade ficou parcialmente submersa. Coletei algumas fotos e informações no site da prefeitura e Wikipédia. 

A  história

A cidade de Guapé nasceu por volta de  1759, mas se transformou em distrito de São Francisco de Aguapé em 28 de maio de 1856; pertencia a comarca de Dores de Boa Esperança. Boa parte do município foi inundado pela Hidrelétrica de Furnas, criada em 1957, com fechamento das comportas em 9 de janeiro de 1963.


Segundo o site do município: “até parece uma ironia, o nome da cidade que significa “caminho na água” iria com o enchimento do lago ficar parcialmente tomada pelas águas. Com o fechamento das comportas as águas subiram rapidamente e estava instalado o caos na cabeça do Guapeenses, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Os proprietários não foram indenizados de forma satisfatória.”





O lago artificial inundou 206 km² do município. O site da cidade relata que esta frase latina - Fluctuat Ne Mergitur – estava escrita na bandeira da cidade. Interessante, está escrito também na bandeira de Carmo do Rio Claro.
“Outra curiosidade relatada no site. “A imagem de São Francisco de Assis durante a procissão de retirada das imagens da antiga igreja matriz,  padroeiro da cidade, sem que ninguém percebesse fora transportada de costas, com sua frente voltada para a antiga cidade que estava preste a ser inundada. O fato foi somente percebido quando a imagem chegou a nova igreja matriz. Devotos da cidade atribuíram este fato de que durante a procissão São Francisco de Assis, assim como todos guapeenses, também se despedia da antiga cidade...A nova cidade foi construída em um local mais alto, as margens do lago, ficando praticamente ilhada, onde o lago forma uma península."
Quando o lago abaixou, começaram a aparecer resquícios da antiga cidade."Os anos seguintes foram de muita angústia e tiveram que conviver e sobreviver com as terras ácidas do cerrado, pois as terras férteis das várzeas do Rio Grande e, principalmente do Rio Sapucaí, ficaram submersas. As técnicas de manejo dos solos eram incipientes; somente na década de 1970 é que os cerrados e as capoeiras foram ocupadas pela agricultura moderna. Os cafezais e as pastagens cultivadas trouxeram uma nova dinâmica à economia local e regional. “
Vista parcial da cidade de Guapé, depois das águas. Quem visita Guapé pode participar de esportes radicais como o rapel e voo livre. O município oferece estrutura hoteleira com pousadas e hotéis às margens do lago. As principais cachoeiras e riachos são Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo, Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário