sábado, 18 de agosto de 2012

Antigas Fazendas

FAZENDA ITACY
Contou Donana Lemos, no livro de Celeste Noviello - Um quadro de saudades.

"Uma fazenda antiga é muito bonita. Havia grandes salões e muitos quartos. Nos trabalhos daquela animada fazenda havia o trabalho escravo e, depois desses, os colonos que ajudavam com a maior boa vontade.
Esta fazenda pertencia aos meus avós, José Pereira de Carvalho e Ana Umbelina Villela de Carvalho. Nesta fazenda tudo era evoluído, meu avô foi o máximo.
Em carros de bois chegamos os maquinários importados da Inglaterra: , máquina de beneficiar arroz e cafj´-e; grandes balanças e outros equipamentos agrícolas. A caldeira a lenha era enorme, produzia no vapor a força para tocar os maquinários. Naquele tempo, meu avô foi considerado um homejm muito progressista e dinâmico. Foi construída por ele e seu cunhado Cel. Antônio Pinto Villela, a antiga Igreja do Bom Jesus dos Aflitos a qual era de pau-a-pique.
Antes de falecer José Pereira e sua esposa Ana Umbelina Villela de Carvalho doaram sua filha Maria Umbelina (Nhanhá) para D. Maria Umbelina Goulart e o Cel. Manoel Goulart de Andrade.Com o passar do tempo seus descendentes e herdeiros a venderam.

Esta é a Fazenda Água Limpa. Está sendo toda restaurada e se prepara, no futuro, para ser aberta à visitação. É um museu vivo, toda mobiliada com móveis da época. Cercada por muros de pedra e de adobe. Administrada pelo meu irmão, Joaquim José Vilela Soares e pela minha querida cunhada, Toninha Carvalho Soares. Minha sobrinha, Valéria, agora também está no projeto, fazendo a jardinagem, hortas e sonhando bonito o futuro da casa. Os sobrinhos, Gilberto e Joaquim José cuidam do leite.
Passei lá, agora em julho, quinze dias, contemplando as paineiras eternas da Água Limpa. Nesta fazenda, fui criada e guardo lembranças intactas e maravilhosas. Um patrimônio cultural!
As paineiras estão férteis de painas na Fazenda que, quando estouravam, lançavam pequenos pedaços de neve pelo ar. O chão estava branco de painas. Coisa linda! As paineiras são do tempo da construção da fazenda, que tem cerca de 150 anos e levou 15 anos para ser construída.


3 comentários:

  1. sou morador á 44 anos em comendador soares(morro agudo)nova iguaçu-rj,estou muitíssimo interessado em histórias relacionadas a familia do senhor comendador josé soares,o comendador soares e sua história de vida,sua família e herdeiros e seus feitos para comentar em gravação para uma rádio informativa local,rádio clube ET 95,5 fm -enígmas na terra falando na mídia 24h,esta será uma rádio musical,informativa,e comentaremos sobre fatos e mistérios de morro agudo,nova iguaçu,e religiosidades e ufologia.-caso posa me auxiliar ficarei muito grato,desde já! me chamo por joselito campos,facebook: joselitojcestudio@hotmail.com / radioetfm@hotmailcom.br

    ResponderExcluir
  2. em nossa rádio anúncios filantrópicos terão a divulgação totalmente gratuíta. e-mail; joselitojcestudio@gmail.com / radioetfm@hotmail.com.br obrigado,Cleisse Soares,e seja muito bem vinda de novo a Morro Agudo!

    ResponderExcluir
  3. nesta história das antigas fazendas,onde se encontram estas fazendas? -conseguiu aguçar a minha curiosidade! -não sei o quanto gostaría de saber sobre histórias antigas de morro agudo,estas fazendas pertencem a morro agudo(maxambomba),ou serão de outro lugar,mais pertencentes a família do comendador soares!

    ResponderExcluir