sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Comendador Soares

                                                               (Comendador Soares)

 

Meu avô, Sebastião Soares era de Morro Agudo e dizia que Comendador Soares era seu antepassado. Não sei se pai ou avô. Vovó Alice chegou a morar em Morro Agudo, ela com Vô Soares, Tio Dario e Tia Tita, Tio Toninho e Tia Maria e agora, a Pepeca ( Maria do Carmo Soares), minha prima, disse que também seu pai, o Tio Luiz e Tia Santa também moraram na fazenda do vovô. Então, pesquisei na wikipédia e achei a historinha do antigo dono da Fazenda Morro Agudo. 

Lá, Vó Alice Figueiredo fez a linda poesia, que declamou por toda a vida:

"Saudosa Terra em que nasci, que mal te fiz que me obrigastes a sair de ti. Nesta terra, que se diz maravilhosa, sinto-me exilada, quero que meu último suspiro, seja em tem seio, ó terra amada!

Revejo palmo a palmo os seus encantos, a tua calma que mais parece magia, e contemplo a igrejinha branca, balbucio uma prece: Ave Maria!

E nesta prece que dirijo sempre, a esta mãe que é o meu conforto, espero retorne a minha embarcação, a este saudoso e almejado porto.

Contemplo minha mãe velhinha, resignada em seu leito branco, distante, mergulho em pranto.

Ai que saudades dos meus netinhos, que eram a alegria do meu viver, que com suas graças e tagarelices, não davam tréguas a entristecer.

As badaladas deste sino amigo, chamando os fiéis à oração, são como orvalho que alimenta a planta, revivendo a saudade no meu coração." 

  História (Wikipédia)

"(...) apesar de Nova Iguaçu (maxambomba) e queimados terem suas estações de viação férrea inauguradas em março de 1858, Morro Agudo, primitiva Japeaçaba antiga Bonfim de Riachão e atual Comendador Soares, somente em 1897 viu os trens pararem em sua localidade.
As localidades próximas de Nova Iguaçu e Queimados como Mesquita e Austin tiveram ainda, antes de Morro Agudo, suas estações inauguradas respectivamente em 1884 e 1896.
Japeaçaba, a enorme fazenda do conde de Iguaçu, sofreu grandes retalhamentos, ao morrer seu proprietário, em 1881.
Passou a região a ser conhecida como Bonfim de Riachão para pouco mais tarde, ser denominado Morro Agudo, nome da fazenda do Comendador Francisco José Soares, que era apontada no segundo reinado, como modelo das propriedades rurais da província do Rio de Janeiro.
O nome, de tal sorte assentou na localidade que, quando mais tarde a central do Brasil pretendeu retornar ao nome japeaçaba, a população, em protesto arrancava as placas com este nome.
Bem mais tarde, a central, e também a câmara municipal, havia de denominar a localidade de Comendador Soares, homenagem ao ilustre varão.
No entanto, o povo havia de continuar a chamar-lhe de Morro Agudo.
Aí, poder-se-ia parodiar a anedota do inglês que reclamava ser o português a língua mais difícil de pronunciar: - Escreve-se Comendador Soares, mas "lê Morro Agudo".
Com a doação que fez Francisco Luiz Soares, das suas fazendas, à Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, em seu testamento (morreu em 24 de agosto de 1916), a localidade passou a se arrastar lentamente para o progresso.

16 comentários:

  1. Bom dia gostaria de ouvir mais histórias sobre Comendador Soares e ver fotos antigas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia esta foto e a antiga de mooro agudo

    ResponderExcluir
  3. Valdir, quem é você pq este interesse? Não sei muita coisa, só que era pai do meu avô Soares.

    ResponderExcluir
  4. Oi, sou neta de Marietta Soares Humberto. Gostaria de mais histórias e informações da família. Moro em Macaé. Aguardo contato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cleise! Também sou uma descendente do Comendador Soares, encontrei seu post pois estou fazendo pesquisas para a árvore genealógica da família e achei que seria interessante compartilhar as informações que tenho com seus outros descendentes. O Comendador Francisco José Soares nasceu em Portugal em 19/11/1792 e faleceu no Rio de Janeiro em 1873. Casou-se com Carlota Joaquina, com quem teve Maria Angélica Soares de Mello (cujo filho é meu tataravô), Luiza Angélica Soares de Mello, Cipriana Maria Soares de Mello, Tibúrcio José, Francisco José, Joaquim José e Antônio José. Sobre os filhos homens não encontrei nenhuma informação,mas encontrei sobre as filhas: Algumas terras de Nova Iguaçu pertenciam ao Comendador Soares em acordo comercial com alguns outros notáveis da região, como Jacinto Manoel de Souza e Mello. A filha do Comendador, Cipriana, casou-se com um sobrinho de Jacinto, Comendador Bernardino José de Souza e Mello, o dono da famosa fazenda São Bernardino (vale a pena pesquisar imagens das ruínas no Google). Sua outra filha, a Maria Angélica casou-se com o irmão de Bernardino, o Comendador Manoel Luís de Souza e Mello, e juntos tiveram Manoel Filho, meu tataravô. Maria Angélica, entretanto, faleceu jovem e o Comendador Manoel casou-se novamente com Luiza Angélica Soares, com quem teve o Dr. Francisco Luiz Soares de Souza e Mello. O Comendador Manoel desprezou seu primeiro filho, e estabeleceu Franciso Luiz como seu único herdeiro. Francisco Luiz acabou por herdar o Morro do Agudo e todas as outras terras da família em Nova Iguaçu, e faleceu sem herdeiros em Paris em 1916, como você mesma citou, e concedeu a moradia nas terras a seus parentes, como Cipriana e seus filhos. Caso se interesse, segue o link para o testamento de Francisco: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/1831925/pg-21-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-16-09-1916

    Espero que goste dessas informações, segue também o link para uma foto do Comendador Soares, em um site da árvore genealógica montada por uma pessoa da família: https://www.myheritage.com.br/photo-1516651_151424582_151424582/comendador-coronel-francisco-jose-soares

    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá me chamo Harlei Ferreira de Souza e sou neto de Maria Soares Ferreira (nome de casada), há poucos dias ela me disse que era neta de Comendador Soares e que já morou em Morro Agudo. Ela está com 97 anos, talvez sejamos parentes! Meu Whatsapp é 61995544616, por coincidência comecei a montar a minha árvore genealógica no mesmo site citado e talvez nossas árvores se unam!

      Excluir
    3. Olá eu nasci em Comendador Soares morei no morro agudo quando criança a divisa da casa era a Mata fome.Algiem se lembra daata Fome?

      Excluir
    4. aTinha Mata Fome.Lrmbro de senhor que chamava Sr Nair Campos Manoel.T.A minha Tia chamava Nair

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Eduardo! Muito interessante saber disso! Grande parte das informações que encontrei ao seu bisavÔ, o Comendador Bernardino. O único relato direto sobre Cipriana refere-se a um padre que foi oficializar a missa da capela da fazenda São Bernardino e que destacou que Cipriana sofria possivelmente de epilepsia, que acredito que possa ser de seu interesse: "No final do relatório, padre Antônio Teixeira registra uma curiosidade até então desconhecida, sobre a saúde de dona Cypriana Soares de Mello, e que tudo leva a crer seria portadora de epilepsia, pois o pároco chama atenção para os “incômodos chronicos” desta senhora, seguidos de “ataques nervosos com movimentos convulsivos e perda de sentidos”. Relatando que quando os espasmos aconteciam durante a missa, era motivo de “distração e sussurros da parte dos assistentes, perturbação do sacerdote e conseqüente interrupção dos actos religiosos”. "
      No link que mandei para a árvore genealógica, também há fotos de Cipriana e do Comendador, Cipriana até com um de seus filhos no colo, vale a pena ver.

      Excluir
  7. Gleise, sou casado com Janaina Fernandes Soares Silva, a qual sempre nos contou historia que sua descendência seria de Comendador Soares. Acho que seria muito importante que ela conseguisse juntar informações. Trocar conhecimento né. Por favor, verifique nosso facebook/familiacoelhorj e nos envie uma msg.

    ResponderExcluir
  8. Poderiam por favor entrar em contato via Facebook. Eduardo Magalhães

    ResponderExcluir
  9. Oi, pessoal, minha avó é neta de Francisco Luiz Soares de Souza e Mello. Ela é filha de Aladir Cardoso de Mello. Estou a procura da árvore genealógica da família. Joaquim Mello Martins, você poderia compartilhar comigo mais informações? Como consigo ter a árvore genealógica?

    ResponderExcluir
  10. Morei no morro agudo por volta de 1972 lá tinha uma menina que se chamava Joana..Será que ela existe ainda.Ela brincava comigo de boneca..O meu pai falava muito da Tal Mara Gomes...A minha avó chama Maria Jacinta.O meu tio chama Francisco Gomes.Tinha primo que chama Paulo nicolas.familia Nicolau

    ResponderExcluir