sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

E em 1904

(A benemérita Maria Goulart)
A visionária e benemérita Maria Goulart saiu do Carmo, varou o continente e foi buscar na França as Irmãs da Providência. Elas chegaram no Carmo em 1904 para transformar totalmente aquela sociedade rural. As seis freiras ficaram hospedadas na casa da benemérita. Vamos imaginar, elas lá na França foram consideradas missionárias, ir para um atrasado país do terceiro mundo. O Job (meu informante) disse que se lembra do nome de duas que chegaram primeiro: Mere Rafael, Mere Fernanda. No cemitério, existem dois túmulos das freiras, elas morreram no Carmo e ali descansaram.
Celeste Noviello Ferreira, em seu livro - Quadro de Saudades fala com detalhes de Dona Maria Goulart que, segundo o Job "era uma mulher de poucas luzes, mas muito iluminada", de pouco estudo, mas muito esclarecida.
"Foi em 1904 que a Madre Maria Rafael, religiosa da Providência, da cidade de Gap, França, soube que em terras do Brasil, uma piedosa senhora,D. Maria Goulart, desejava a vinda das Irmãs da Providência para a fundação de um colégio em Carmo do Rio Claro. " Para interceder por esse colégio, envolveu até o bispo de Pouso Alegre, D. Correia Nery. "Movidas pelo zelo apostólico, as Irmãs Maria Fernanda, Maria Isabel, Maria Eugênia, Maria Valéria e Maria Marcial se uniram à Mere Rafael e, no dia 10 de junho de 1094, começaram a longa viagem."
No dia 2 de julhdo, após uma cansativa viagem, elas foram recebidas pela população de Carmo do Rio Claro.
"O Carmo é um antes e um depois de Maria Goulart", afirma Job Milton. A inauguração do colégio propriamente dito foi no dia 15 de agosto de 1904. Recebeu o nome de Sagrado Coração de Jesus e Maria. Em novembro de 1907, é inaugurada a Capela.

Ainda segundo o excelente livro supra citado:
"As primeiras alunas do colégio foram:Odila Lemos, Amélia Lemos do Nascimento, Maria Augusta Magalhães Villela, Maria José Leite, Maria das Dores Carvalho (Irmã Martha)

2 comentários: