segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

QUE PENA QUE DERRUBARAM A IGREJA!


(foto do acervo do César Marinho)

Dessa igreja eu me lembro pouco. Mas uma imagem ficou viva em minha mente. A cidade estava em festa, uma imagem de Nossa Senhora estava peregrinando e ao seu redor, constantemente, as pombinhas voavam. Isso, aos meus olhos de criança (deveria ter seis/sete anos) era um milagre. A igreja tocava "eu confio em Nosso Senhor... com fé, esperança e amor. Eu confio em nosso senhor, com fé, esperança e amor". Padres vestidos de túnicas marrons -os capuchinhos - entravam na casa paroquial com latas de biscoitos. A Elisa (minha segunda mãe) comprou um terço todo de contas coloridas e a mamãe indulgência plenária para o meu pai. Essa é a lembrança.

Quando todos concordaram em derrubar a matriz para fazer uma mais moderna, apenas uma voz se levantou na cidade e justiça seja feira: o Tio Duduca (marido da Tia Lola) foi o único a defender a igreja. Os santos foram esparramados pela cidade. Muitos, jamais voltaram para a igreja. E ela veio abaixo. O pároco da época era o Padre Marcelo. Em cima, foi construída a igreja atual, em arquitetura moderna, com linhas retas. Junto com a modernização da igreja, veio o final das festas populares, entre elas, o lindo tapete das ruas de Corpus Christi, que merece um artigo especial.

"Padre Marcelo era cheio de pompa e protocolo. Usava barrete na cabeça, sapatos de fivela. Ele criou um embaraço no carnaval, convocando as beatas para fazerem um manifesto à noite contra o carnaval. Nessa época, a igreja funcionava na Capela"... segundo o Job.
O Tião da Lola, meu irmão, completou essa história. As beatas s colocaram em frente a capela. A banda de música veio vindo da praça. Um bloco na frente, a banda de música e um bloco atrás. O bloco da frente foi andando e a banda não viu que havia uma barreira de beatas e continuou tocando. Segundo o Tião, se a banda estivesse na frente, o carnaval do Carmo tinha acabado. Resultado: o cortejo continuou em direção à capela e o padre e as beatas fugiram correndo.

SOBRE PADRES curiosidades

"O Carmo tem praga de padre"
Sempre ouvi essa máxima. Essa praga - segundo o Job -foi lançada pelo Pe. Cipriano Canton, por volta de 1918/20. Haviam criticado a sua conduta, ele então foi embora dizendo: O Carmo dará um passo para frente e dois para trás". Mas abençoou a família Figueiredo (que máximo!).

Crime na Igreja
A vovó (Alice Figueiredo) contava que um crime aconteceu dentro da Igreja do Carmo. Um matou o outro com um golpe de castiçal. O padre fugiu, se chamava Padre Jones Nery de Toledo Lion (1872-1882). A igreja foi interditada.

Racismo na Igreja
"O certo é branco com branco, preto com preto". Essa máxima da vovó, o Tio Toninho derrubou casando-se com Tia Maria e eu derrubei casando-me com o Renato. Mas para justificar seu preconceito, ela dizia que o padre uma vez destrocou os casais na porta da igreja, colocando preto com preto e branco com branco. Mas, na saída, eles se destrocaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário