quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

VIDA NATURAL - nº 1 - ECOLOGIA DOS ÓRGÃOS

Na foto: a Iana, minha filha, num pedacinho do paraíso, a Pousada Campo Alegre, do Tião da Lola, mais conhecida por Pousada da Mavi. Isso é que é vida natural!

Por vinte anos fiquei sem comer carne - nem frango e peixe. Hoje, como um pouco de frango (raramente) e procuro consumir mais o peixe. Tenho dado preferência para a sardinha e o salmão (quando o bolso permite), não gosto de atum, mas os três tem ômega 3. Não sei exatamente o que é, sei que combate os radicais livres. Também não sei explicar direito, sei que levam ao envelhecimento. A alimentação mediterrânea é a melhor, com base no azeite, no peixe e no consumo moderado e diário de um cálice de vinho.
Tornei-me naturalista com 25 anos, quando me casei pela primeira vez. Cortamos a carne, diminuindo aos poucos em seis meses. Nessa época, conheci um agrônomo - Hiroshi Seo. Na verdade, o conheci através de um livro "Manual de Agricultura Natural-Unidade da Vida" e fiquei sabendo que desenvolvia a agricultura orgânica com sucesso em uma fazenda no interior da Bahia. Passei a enviar doações à obra. Por que estou falando disto? Porque, com a licença de meu amigo Hiroshi, vou reproduzir aqui alguns ensinamentos bastante práticos.
Assim como farei com Yoga - que é um tesouro que a vida me deu, também transmitirei esse ouro que é o conhecimento da natureza. Saber se alimentar, algo tão essencial e tantos, tantos não sabem comer. Saber plantar. Sem agrotóxicos, ele ganhava todos os anos prêmios produtividade.
Esse blog quer falar principalmente com meus conterrâneos, os carmelitanos. Muitos são fazendeiros e não tem uma horta, compram as verduras no sacolão. Numa terra de tanto câncer, deveríamos abolir os agrotóxicos e nos alimentar de verduras orgânicas.

ECOLOGIA DOS ÓRGÃOS

"A alimentação vegetariana, à base de cereais integrais, verduras, raízes e frutas rústicas e regionais, e certos exercícios físicos fazem o nosso sistema de eliminação de toxinas funcionar em toda a sua potencialidade. O mundo não precisa de grandes hospitais, precisa, sim, de grandes excrementos individuais".

A alimentação baseada em farinhas, açúcar e arroz branco é - segundo Hiroshi - um verdadeiro entupidor de intestinos. O sangue fica sujo. É como se as nossas veias fossem rios e eles estivessem poluídos. Precisa fibra, muita fibra para que essa massa toda rompa nosso imenso intestino. Ele dá muitas voltas até se desfazer desse lixo todo. E nem todos conseguem. Já conheci pessoas conformadas - ah! eu vou de dois em dois dias...

Veja o que diz Hiroshi: "Um engenheiro perfeito só faz máquinas perfeitas."
O sistema nervoso autônomo do corpo humano é equipado de modo a manter a homeostasia, isto é, o equilíbrio perfeito, a saúde. Quando comemos, quem faz a digestão é esse mecanismo automático, é o mesmo que regula as batidas do coração, o ritmo respiratório, a temperatura basal etc. E essa máquina perfeita, criada por um engenheiro perfeito, tem seus sistemas de defesa, de filtragem. Tudo o que não é aproveitado por essa máquina deverá ser eliminado através:
- dos intestinos
- dos rins
- da pele
- dos pulmões.
Mas, o que acontece quando essa máquina está emperrada?
Os intestinos obstruídos por uma alimentação inadequada?
Os rins sobrecarregados de tantos refrigerantes e corantes?
A pele bloqueada por roupas artificiais?
Os pulmões utilizando apenas 10 por cento da sua capacidade total?

Por isso, a ecologia dos órgãos é indispensável a todos os que falam em proteção ambiental."

"Deus criou o homem para os vegetais, e os vegetais para o homem: fez o Paraíso cheio de amores e frutos e pôs o homem nele" (Machado de Assis)

E vem aí: fisiologia vegetal, adubação verde, como restaurar solos, como controlar a erosão, as plantas companheiras, inseticidas naturais, pássaros amigos, secador e forno solar, vinho de frutas e muito mais...

2 comentários:

  1. Perfeito!! Sejamos uma galinha caipira ao invés de um frango de granja. Nosso corpo é uma "máquina" perfeita que deve ser abastecida com o combustível que jorra da natureza. Adorei o texto. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, que bom saber que vc me visita. O blog está aberto a participações: artigos, fotos -qualquer coisa que venha a enriquecer nosso universo pessoal. Para essa coluna, convidei também a minha querida irmã agrônoma, Alice Soares, expert em natureza para colaborar.

    ResponderExcluir