domingo, 22 de setembro de 2013

Educação européia

O Carmo teve formação européia. De um lado, as mulheres. Foram educadas pelas irmãs da Providência, que vieram da França em 1904 pelas boas graças  e  empenho de Dona Maria Goulart, que iria com este gesto, refinar a educação das moças da época. Elas aprenderam a bordar, tocar piano, cantar, falar francês... Do outro lado, os homens. Receberam educação italiana por parte dos Irmãos São Gabriel, que ficaram na memória de muitos de nós: Matassa, Conrado, Irmão Giovani, Irmão Venceslau e outros que não me lembro agora (quem souber mande mais). Das freiras, me lembro da Irmã Marcela, Irmã Agostinho...
Duas das freiras que saíram da França para o longínquo terceiro mundo terminaram a vida em Carmo do Rio Claro. No cemitério, pode-se ver os seus túmulos.
Recebam nossas homenagens, todos os que contribuíram para a fina educação que recebemos e que perdura em nossos lares.
Recebo contribuição excelente de minha irmã, Ana Maria Vilela Soares, acadêmica e pesquisadora, fez a árvore genealógica dos Vilelas de Carmo do Rio Claro. Mandou-me correções para o blog, que estou fazendo neste momento. 
Disse que lembra-se "do Irmão Angélico, Irmão Wenceslau (Matassa), Irmão Lourenço, Irmão Afonso e Irmão Estevão. Das freiras, lembro-me da Irmã Marcel (essa não conheci, foi das primeiras), Irmã Estanislau, Irmã Catarina, Irmã São Carlos, Irmã Gabriel, Irmã da Visitação, Irmã Berta e Irmã Antoniela".


As freiras
As freiras da Congregação Irmãs da Providência chegaram em 1904, trazidas pela benemérita Maria Goulart.

Escola Normal
Foi fundada por Dr. Epiphânio Macedo, em 1929.

Na foto: Ângela Reis, Dagraça, Dedete, Cacilda, Verinha...
Milton de Araújo Pereira, pai do Job, chegou a Carmo do Rio Claro de vapor e depois de cavalo para lecionar, em 1917, aos 19 anos. Era de Guaratinguetá. Vinha atendendo a uma oferta de emprego para professor de Matemática e Português na escola do Dr. Lincoln Noronha, que ficava na Praça do Fórum. Sempre de terno impecável era de uma disciplina excelente. Cinco anos depois, casou-se com Lourdes Figueiredo, filha do Vovô Pipoca (apelido dado a Antônio Alves de Figueiredo) em 11 de setembro 1923.

Fundou o primeiro time de futebol do Carmo -  Team União Sportiva Carmelitana, o futebol recém-chegado ao Brasil ainda preservava o nome em inglês denotando sua origem. Era técnico de futebol e estava sempre vestido de terno. Morreu com 95 anos, em 27 de agosto de 1993. Viveu quase duas passagens de século. Fundou o cartório em abril de 1925, muito atuante na época da chegada de Furnas. Seus filhos: Job Milton Figueiredo Pereira, Lourenço Antônio Figueiredo Pereira, Antônio Benedito Figueiredo Pereira, Deolinda Figueiredo Pereira, Corina Figueiredo Pereira e Milton Luis Figueiredo Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário