sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ai que saudades do CINE GUARANI

Ao final da tarde, o Carmo era envolvido numa melodiosa música. É a única cidade do mundo que, às seis da tarde, junto com o sino da matriz, ouvia-se ... quando amanhece o dia no meu rincão. Era o prefixo do filme. Era o Cine Guarani avisando que a sessão do cinema ia começar. Faroestes, Giuliano Gemma, Dio Come Ti Amo. Muitos tiveram ali momentos de amor, se abraçaram no "reservado" ou pegaram timidamente nas mãos. Ali também, Os Álamos faziam seus shows, assim como a Silvinha e o Sérgio Reis.
Quem já assistiu o filme Cinema Paradiso? Qualquer semelhança com o Cine Guarani é mera coincidência. A fita mostra que um dia acabou a força na cidadezinha italiana, então, o dono do cinema foi lá na frente e contou o final do filme. Isso aconteceu aqui no nosso Guarani, com o Tãozinho relatando o final da história.
Quando a gente era novinha, brincávamos: quem quer casar com um rapaz loiro, de olhos azuis e que trabalha no cinema? Era o filho do Nenê do Eustáquio...

6 comentários:

  1. Poxa Cleise vc se esqueceu do MEC Trio, lembra-se dele...Pena que não tenho fotos pois as dei e a pessoa prá quem eu dei não quer nem me emprestar...Se vc se lembrar coloque ahi, Eu,Miriam e Edna(Ventania) fazíamos sucesso no Cine Guarani..Bjs

    ResponderExcluir
  2. E esqueceu de contar quando o Cine Guarani estreou o seu famoso VENTILADOR. Este fazia um barulho tão grande, que as pessoas sairam correndo e gritando FOGOOOOOOOOOOOOOOO... Lembra desta história Cleise???...

    ResponderExcluir
  3. Cidoca,
    Conta aí mais histórias do MEC trio. A Mirian é a Aschar? Lembro-me de outros trios, tinha um do Job Milton..Vou pesquisar mais. Mas, enquanto isso, manda um texto contando do MEC Trio, que tipo de música vocês cantavam? Onde mais se apresentaram?Como fui fundado? Etc.
    E Cecília, jornalista, faça o favor de contar suas histórias aqui nesse blog. Suas próprias lembranças. Com certeza, vocês tem muitas.

    ResponderExcluir
  4. Cleise, o MEC Trio foi fundado na brincadeira e não é que deu certo..Éramos: Miriam(minha irmã),Edna(estudante da Ventania) e eu, dahi o nome: as iniciais nossas...Por hoje só digo isto,pois vou elaborar um texto bem arretado prá vc colocar no seu blog,ok..Me aguarde....Bjs

    ResponderExcluir
  5. entrei no google para procurar,o circo do lesco lesco...e acho que não é o mesmo apesar de ter um lesco e um hudson no qual procuro,mas...encontrei vc,com suas histórias do carmo...ai que saudades do carmo...(moro em sp a trinta anos *pra mais...)nasci na fazenda do pinhal,meus pais administrava a fazenda os patrões(já falecidos) moravam no carmo,eu era muito pequena,mas minhas irmãs contam essas mesmas histórias...o cinema o toque as seis horas...elas choram ao lembrarem, que do alpendre ficavam ouvindo o toque,e não podiam ir, rs! meus pais não deixavam...era muito difícil...lembro muito de um senhor chamado Brás que vendia frutas na rua..era um senhor negro do qual eu morria de medo... as vezes ia prestar algum serviço lá na casa, eu? - nem do quarto saia...mas coitado,hoje, sei não faria mau a ninguém,pois bem,gostei muito de suas história,espero ler outras...bjs virei sua fã...

    ResponderExcluir
  6. Beatriz, estas lembranças são as de todos nós. O negro Bráz era uma pessoa maravilhosa e tinha o grito mais possante que já ouvi. Quando ele gritava na praça de baixo, a gente escutava na rua de cima: A laranja boaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir