sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Tributo a Raul Seixas! Lembranças do Bar XV!

Raul Seixas esteve sempre na minha vida. Quando jovem meu mantra era "eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Eu quero dizer, agora o oposto do que eu disse antes"...Era o que eu cantava para mamãe quando ela me cobrava coerência entre minhas ideias. 


Me identifiquei com a música que dizia... "ao chegar do interior, inocente, pura e besta, fui morar em Ipanema,ver teatro, ver cinema era a minha distração..."1975, 1976 me encontra em São Paulo, autêntica caipira do interior de Minas Gerais. Não morei em Ipanema, morei em Santa Cecília, mas frequentei o Pingão, no Largo do Arouche, o sambão do Patropi...Bem brega, né?


Depois vim para Belo Horizonte e vivia dentro da filosofia "hippie" e meu mantra passou a ser "maluco beleza". enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal, eu do meu lado aprendendo a ser louco, um maluco total, na loucura real..."


Vi Raul Seixas em um "woodstock" mineiro, 24 horas de shows no antigo Cruzeiro. Lá, ele tirou um rolo de papel e leu todos os artigos da "Sociedade Alternativa". Viva! Viva! Viva a sociedade alternativa... Se eu quero e você quer, tomar banho de chapéu. Ou esperar Papai Noel.Ou discutir Carlos Gardel. Então vá! Faça o que tu queres pois é tudo da lei ...Um hino da época.

Depois, alguns anos antes dele partir, já alcoólatra, não conseguia fazer um show sozinho e se aliou a Marcelo Nova. E foi então que eu ouvi Raul Seixas deitada em minha cama. O show foi no antigo ginásio do Ginástico, hoje o Supernosso, meu vizinho, e eu  podia ouvir perfeitamente.Ele iniciou o show com Gitã, mas quem terminou foi o companheiro. Foi a última vez que o ouvi de perto. Até hoje, é um prazer para mim estar com ele.
Última foto de Raul Seixas

Lembro-me muito do Bar XV ao ouvir Ouro de Tolo "Eu devia estar contente. Porque eu tenho um emprego. Sou um dito cidadão respeitável.  E ganho quatro mil cruzeiros por mês.  Eu devia agradecer ao Senhor por ter tido sucesso na vida como artista.  Eu devia estar feliz porque consegui comprar um Corcel 73...Ah, eu devia estar sorrindo e orgulhoso por ter finalmente vencido na vida.  Mas eu acho isso uma grande piada e um tanto quanto perigosa...Ah, eu que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar ...
Na frente do Bar XV
No Bar XV tivemos a oportunidade de conhecer todas as músicas que eram lançadas, devemos gratidão aos irmãos Barbosa por isto. Mantinha-nos atualizados com o melhor da MPB, a trilha sonora da nossa juventude. Gitã é outra música que me leva ao Bar XV dos Anos 70. Decidi escrever sobre os músicos que passaram pela minha vida. O primeiro é Raul Seixas, sinto até o gosto da Cuba Libre no Bar XV e consigo acordar aqueles dias. Ou estávamos dentro do bar, ou no próprio bar - éramos íntimos e vivíamos lá dentro comendo os amendoins, não sei como elas aguentavam.
Na parede do Bar XV havia fotos dos artistas de cinema.
 Deixo aqui meus agradecimento a Ilma, conhecida por Chiquita, Helena e a Marly, queridas por todos, além do Jé, que era rígido com a moçada, não deixando o pessoal se extrapolar nos beijos. Batia com a garrafa na mesa e isto era suficiente. Ou estávamos na porta, sentados sobre os carros ou dentro deles, ouvindo a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, com o Big Boy. Tempos bons. 
Hello crazi people

"Big Boy, pseudônimo de Newton Alvarenga Duarte (Rio de Janeiro1 de junho de 1943 — São Paulo7 de março de 1977), foi o mais importante disc jockey de sua época, responsável por uma verdadeira revolução no rádiobrasileiro.
Como locutor, introduziu uma linguagem jovem, mais próxima do público que o ouvia. Seu "hello crazy people!", a maneira irreverente como saudava os ouvintes, tornou-se marca registrada de um estilo próprio, descontraído, diferente da voz impostada dos locutores de então. Como programador, demonstrou extrema sensibilidade ao captar o gosto do público, observando as tendências musicais ao redor do mundo e inovando a partir de ideias que modificariam todo um sistema de programação estabelecido.(Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Fui nesse show (ou melhor tentei entrar) do Raul e Marcelo. Nao consegui entrar. o maior quebra pau na portaria. procurei no youtube nao encontrei esse.

    ResponderExcluir