sábado, 8 de setembro de 2012

Origem do Itacy

Para atravessar para o Itacy, pega-se esta balsa, um passeio delicioso pelo mar de Minas.

A Zona Rural do Carmo ocupa uma área de 865,45 km quadrados. Existem vários bairros rurais. São eles:
Itaci,Mandembo, Três Barras, Santa Quitéria, Itapixé, Ferreiras, Furna, Taquaral, Buracão, Santa Luzia e Leandros.
A origem do Itaci é bem anterior à do Carmo, está diretamente ligada à linhagem das famosas três "ilhoas" que vieram da Ilha do Fayal, dos arquipélagos portugueses paa a região das minas, em 1723. Uma delas, Júlia Maria da Caridade veio para se casar com Diogo Garcia, também natural da mesma ilha. Seus descendentes se espalharam pela maior parte das bacias do Rio Sapucaí e Rio Grande. Uma de suas netas, na década de 1770, estabelecendo-se com a fazenda, funda uma capela junto ao Rio Sapucaí, já perto da sua barra no Rio Grande, dedicada ao Senhor Bom Jesus do Itaci. (Informações - A Pequena Notável - de Eugen Emmerich Horváth)

História do Itacy contada por Donana Lemos e registrada no Livro Um Quadro de Saudades - Carmo do Rio Claro, de Celeste Noviello Ferreira.

Nos primeiros tempos era uma uma propriedade plantada em lavoura de café, às margens do Rio Sapucaí, sendo seus proprietários, Sr. Francisco Pinto e esposa Donana, mais tarde viúva e apelidada Donana do Porto. Existia no Itacy, antes de construir a primeira capela um assobradado. Havia uma ponte de madeira sobre o rio Sapucaí e um porto para passagem de boiadas. A propriedade de Donana do Porto, por morte sua, passou a pertencer a Manoel Goulart de Andrade e Sua esposa Dona Maria Goulart de Andrade, que doaram onze alqueires de terras à Diocese de Campanha (MG), para que fosse construída uma capela. Em torno ela começou ao arraial do Porto Ponte, sendo venerada na citada capela a imagem de Bom Jesus dos Aflitos, que antes pertencia a três fazendas: Córrego Bonito, propriedade de Manoel Ignácio de Andrade; Itacy, de propriedade de Manoel Pereira de Carvalho, e Santa Rosa, de Jonas Pinto Vilela. ...
Itacy pertenceu muitos anos à Boa Esperança. Em virtude da dificuldade no transporte e por amor ao Car o, os dinâmicos fazendeiros, já falecidos, José de Andrade Lemos, Antônio de Oliveira Leite, Joaquim Benfica Vilela e Gabriel da Silva do Ó, auxiliados por outros, conseguiram a passagem do município  para o Carmo.


Todo dia 6 de agosto acontece no Itaci a tradicional festa de Senhor do Bom Jesus dos Aflitos. Leilões, procissões e bailes atraem visitantes do Carmo e de toda a região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário