sábado, 29 de setembro de 2012

Recortes da História

O primeiro cinema em Carmo do Rio Claro surgiu em 1915 a 1917 e pertenceu ao Major Veiga. Os filmes da época eram mudos e, às vezes, dependendo da qualidade vinham compactados em partituras musicais que eram executadas, durante a exibição pelas orquestras da família de José Maria dos Santos. O primeiro operador de imagem foi o Sr. Emídio Marinho, através do sistema manual de fogos anunciavam o início da sessão, que era às 20 horas, quintas-feiras, sábados e domingos. Houve época em que funcionavam dois cinemas em Carmo do Rio Claro, o Cine Guarany, e um à rua XV de Novembro, na residência do Sr. Manuel Mendonça Neto, o Cine...

Os filmes preferidos na época eram: Catarina, a "Gigante Zeda", E o Vento Levou, Jakson, o Destemido e outros. Os atores eram Tom Mix, Art Acord, William Desmond, Laura Le Plant e Norma Sherlly, etc.
O público não frequentava muito cinema, pois os preços não eram acessíveis. Nos intervalos, o pessoal se reunia no reservado, onde funcionava a confeitaria, em que eram vendidos, chocolate, pastel, brevidade, cerveja, guaraná e rocambole. 

O primeiro filme falado que chegou ao Carmo,foi graças a Manuel Mendonça Neto e, posteriormente, o Sr. Antônio de Pádua Ferreira.

(Fonte: O Quadro de Saudades - Carmo do Rio Claro - Celeste Noviello Ferreira)

2 comentários:

  1. Tô lendo seu blog todinho,, Cleise. Tenho uma carência de raízes que vou te contar!Não sei quase nada do Carmo, não sei nada da família da mamãe (ela nunca contava nada da vida dela qdo nova) e aqui estou desvendando um pouco dessa história que infelizmente não tenho.

    Obrigada!
    Andrea

    ResponderExcluir

  2. Andréa, eu escrevo para mim e para todos vcs.

    ResponderExcluir