sábado, 29 de setembro de 2012

Receitas de Vó Prudenciana

"As receitas dos doces da vovó Prudenciana  estão descritas de acordo com sua linguagem e grafia, desde o tempo de sua mocidade até os seus setenta anos, quando ainda fazia doces, período compreendido aproximadamente os anos de 1885 e 1935, época que ficou viúva do capitão Tito Carlos Pereira. Procuramos adaptar da melhor maneira possível as receitas, para serem entendidas sem entretanto perderem as suas características iniciais, conforme suas anotações. Fomos obrigados a fazer algumas conversões, como libras, pires, tigelas, pratos, garrafas, aproximando-se das medidas dos dias de hoje".
(Edgar Pereira da Silva - Doce Arte da Época Imperial Mineira)
Para vocês, algumas receitas de vovó Prudenciana.

CREME DE AMEIXAS
Toma-se 250 grammas de ameixas pretas, dá-se-lhe uma fervura e tira-se-lhes os caroços. Faz-se uma calda rala approveitando a mesma agua que serviu a primeira fervura, nella são lançadas novamente as ameixas, que continúam a ferver, até a calda ficar um pouco grossa; tira-se então do fogo e deixa-se esfriar um pouco. Faz-se um creme com dois copos de leite, três gemas, uma colher de maizena, assucar e baunilha. Logo que esteja com o creme prompto, dispõe-se num prato, que possa ir ao forno, uma camada de ameixas e outra de creme. Cobre-se em seguida com suspiro e vai ao forno para secar.

OMELETTE COM DOCE
Faz-se um omellete como indica a receita Omellete, devendo a parte de dentro ficar passada como a que fica assente no fundo da frigideira. Antes de dobral-o, deita-se-lhe um pouco de geléia de fructas de compota, marmelada ou goiabada desfeita. Dobra-se e acaba-se de fritar. Serve-se quente.

BOLO DE AREIA
Meio kilo de assucar, meio kilo de manteiga, meio kilo de araruta, nove ovos inteiros, um calice de cognac. Bate-se bem a manteiga; junta-se-lhe o assucar, torna-se a bater; bate-se as claras e vai-se juntando á manteiga uma colher de araruta, uma de claras, uma de gemas até acabar os ovos e depois uma colher de caldo de limão, uma pitada de bicabornato. Fôrma untada com manteiga. Forno regular.

                                                                      E bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário