quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Elisa!

Elisa Januário Carneiro era seu nome. Filha do Sô Chico e da Sá Maria, retireiros do meu pai na Fazenda Água Limpa. Elisa chegou ali menina, jovem, ajudou a criar os filhos de papai, Edmundo Figueiredo Soares e Maria Leonor Vilela Soares, que morreu com 36 anos. Depois, ajudou a criar as crias de Nivalda Pereira Soares. Ela foi uma mãe pra todos  nós. Era a fortaleza! Benzedeira das melhores! Não havia verruga que resistisse quando Elisa a cortava com ramos. "Cozia" problemas nos ossos. Benzia de mal olhado. Eu costumava ligar pra ela me benzer de longe. Hoje, ainda faço isto com a Tia Dolores, outra poderosa! Quando a carga está grande, a ela eu recorro.

Elisa é minha personagem. Em 'Hortênsia Paineira' ela é Raimunda. Deixo ali eternizada esta, que chegou de pé no chão, empregada da casa, e morreu matriarca da família. Em seu enterro, lágrimas rolaram de todos, filhos e netos de coração. Uma perda lastimável e uma saudade eterna! Um dos seus mantras: "trabalhar é uma oração!". Lavava e passava com perfeição. Fazia roscas e pães deliciosos! E a melhor bala delícia de Carmo do Rio Claro.  Quando a escuridão baixava sobre a Fazenda Água Limpa da minha infância, onde não havia luz elétrica, Elisa providenciava, colocava um chumaço de algodão embebido em óleo e trazia a luz pra nossa vida. Se a gente espirrasse, Elisa trazia o chá. Precisava ir ao dentista, quem levava era ela. Acontecia alguma coisa, como quando o Edmundo caiu da cadeira na cristaleira e cortou o braço, era a primeira a tomar providências; envolveu-o em um pano e correu para o médico. Com Elisa por perto, eu não tinha medo de nada, desde criança.

Ainda vivem no Carmo duas irmãs, a Bebel, com a filha Fabiana e a neta; e a Djanira, que reside no asilo de idosos. Outro irmão, o Apolinário, mora em uma cidade vizinha. O pai do Nado, do Tim, do Paulão, do Dito era irmão da Elisa.

Fica aqui a minha homenagem a esta outra mãe que tive o privilégio de ter!
Em tempo, perdoe-me Elisa por expor a sua foto. Ela detestava fotografia. Esta deve ter sido tirada sem que ela percebesse;

Nenhum comentário:

Postar um comentário