quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Uma carmelitana pelo bom parto!






Há 15 anos, a carmelitana Cleise Soares lidera um movimento pelo bom parto em Belo Horizonte, realizando rodas de conversa para gestantes e casais grávidos nos parques de Belo Horizonte. No próximo sábado, a  ONG Bem Nascer comemora as conquistas; desde sua fundação já atendeu a mais de mil mulheres. O aniversário será comemorado com uma celebração no Centro de Educação Ambiental - CEAM, no Parque das Mangabeiras, durante a Roda Bem Nascer Mangabeiras, a partir de 9h30. Os coordenadores pedem aos participantes que levem flores e frutos para um ritual de confraternização. A roda de conversa acontece no local desde 2004.

A ONG foi fundada pela carmelitana, a jornalista Cleise Soares, e o obstetra Marco Aurélio Valadares, com o objetivo de fazer a profilaxia da cesárea desnecessária e a divulgação do parto natural, humanizado e respeitoso. Faz parte do Movimento BH pelo Parto Normal e participa, ativamente, de audiências públicas e palestras em universidades e eventos relacionados.
 
Cleise Soares, a segunda à esquerda na primeira fila, em uma das Rodas Bem Nascer Mangabeiras.
“Para nós é uma alegria debutar. São quinze anos realizando rodas de conversa acolhendo as mulheres em suas demandas e dúvidas sobre a gestação, o parto e o nascimento, orientando, dando dicas e apontando caminhos favoráveis na capital para um bom parto. Hoje, somos a Família Bem Nascer e, neste sábado, vamos celebrar nossas conquistas”, declarou a presidente da ONG, Cleise Soares. “Convidamos os casais que passaram pela Roda para ali retornarem, darem seus depoimentos e celebrarem conosco”, convidou.


A Roda Bem Nascer é gratuita e não exige inscrições prévias. Está aberta para gestantes, casais grávidos e demais interessados. A Roda Bem Nascer Mangabeiras é coordenada pela jornalista Cleise Soares e a doula Rosana Cupertino e acontece sempre no último sábado de cada mês, 9h30. No segundo sábado, 14h30, ocorre a Roda Bem Nascer Municipal, em um auditório, ao lado do orquidário, no fundo do Parque Municipal. Coordenam esta Roda as doulas Daphne Bergo e Isabel Cristina dos Santos.
A ONG Bem Nascer conta com uma equipe multiprofissional na disseminação da cultura do parto respeitoso e da assistência humanizada ao nascimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário