domingo, 16 de janeiro de 2011

OS LEMOS

Houve uma época no Carmo, eu ainda tinha12 anos(naquele mesmo Jeca no Gec em Julho de relato anterior) em que os Lemos sobressaíram. Havia uma disputa entre famílias e os Lemos escolheram a música Tramontana para hino... Quando a música tocava, eles saíam pelo salão num trenzinho. Muito animados. No teatro, eles eram engraçadíssimos... Os Lemos que coordenaram aquela festa eram filhos da Dona Matilde . Eu era amiga da Terezinha e da Cecíia e tinha um clima com o Fred, um dos Lemos. Então, estava enturmada...
Agora, lendo o livro da Celeste Noviello fiquei sabendo sobre a origem nobre dos LEMOS.

"Família originária do Reis de Leão, antes do século X, teve em Dom Bernardo Ordones o iniciante desta geração de muitos nobres senhores, os quais pertenceram a diversas casas reais. Tendo lutado ao lado do Rei Dom Afonso I, pela conquista do Lugo, Dom Bermundo Odones foi Senhor das Terras de Lemos, cujo senhoria constava de diversos castelos e herdades. Feito nobre da Corte, teve seu brasão de armas concedido com honras merecidas."
Segundo suas informações, a família descende João Antônio Lemos, o Barão do Rio Verde.

Ainda hoje, quando ouço a música ... eu não posso mais ficar aqui, a esperar, que um dia você volte para mim. Vejo caminhões e carros apressados, a passar por mim ...Estou sentando à beira de um caminho, que não tem mais fim...eu lembro dos olhos verde do Fred Lemos e daquela manhã de julho, fria, de um frio cortante, em que eu esticava os olhos para a casa da Donana, na Dr. Monte Razo para ver se o via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário