sábado, 12 de janeiro de 2013

Quem se lembra do JOÃO JILÓ...


Quem me lembrou João Jiló foi minha irmã Fatinha no Facebook. Veja a estória das nossas infâncias.

Era uma vez um caçador que saiu para caçar numa sexta-feira da Paixão.
Todo mundo falava com ele assim.
— Não vá hoje, não, João Jiló.
Na sexta-feira da Paixão, a gente não caça.


— Comigo não tem nada disso! — respondeu João Jiló.
E foi.
João Jiló tinha um cachorro feio e magro.
Quando João Jiló chegou ao mato, o cachorro desapareceu.
João Jiló ficou sozinho, sozinho.
João, Jiló andou muito, virou todo o mato e não viu nada, nem um passarinho!
De repente, João Jiló ouviu um assobio fino.
João Jiló foi acompanhando o assobio e viu um galo feio, em cima de uma árvore.
O galo tinha os olhos vermelhos e arregalados.
O galo viu o caçador e falou:
— Ai! João Jiló! Atire devagar, João Jiló, porque dói, dói, dói, João Jiló!
João Jiló atirou e o galo caiu morto.
João Jiló foi embora com o galo para casa.
Ia comê-lo assado.
Chegando a casa, João Jiló começou a depenar o galo.
O galo, então, começou a falar:
— Ai! João Jiló! Depene devagar, João Jiló, porque dói, dói, dói, João Jiló!
João Jiló depenou o galo bem depenadinho e temperou-o, pôs o galo na panela e pôs a panela no forno bem quente.
O galo, então, começou a falar assim:
— Ai! João Jiló! Abra a porta para eu sair, João Jiló, porque dói, dói, dói, João Jiló!
João Jiló não se incomodou. Ficou bem quieto.
De repente, João Jiló começou a ouvir um barulho, vindo do forno:
— zzz! zzzz! zzz! zzz! zzz! zzz! zzzz!
E o galo falou:
— Saia daí, João Jiló! Eu vou fugir, João Jiló, porque dói, dói, dói, João Jiló!
E a porta do forno abriu-se de repente.
O galo saiu voando pela porta da cozinha afora.
Atravessou a horta, atravessou a rua, atravessou a cidade e foi ficar espetado na torre da igreja.
De lá o galo não saiu ainda, para castigo de João Jiló...




18 comentários:

  1. Olá, meu nome é Giselle, também sou mãe de três crianças e esta, entre outras histórias, marcou muito minha infância. Procuro pelo livro As Mais Belas Histórias de Lúcia Casasanta faz tempo. Quero contar para minhas crianças as mesmas histórias que um dia minha mãe leu para mim. Se você tiver mais histórias do livro ficaria agradecida por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://lista.mercadolivre.com.br/livro-as-mais-belas-historias#D[A:livro-as-mais-belas-historias-]
      aqui neste link esta a coleção completa basta voce ver a capa e junto a ela esta o indice qualquer duvida me pergunte estou comprando também.

      Excluir
    2. Boa noite
      Eu tenho o primeiro,o segundo e o quarto livro,as mais belas historias,de Lucia casasanta, so que e os livros xerocados,livros bem nitidos e legivel,se jnteressar,entre em contato pelo Saap.1196242.7272.

      Excluir
  2. Boa noite, também procuro este livro a tempos. Na verdade só agora descobri o seu nome, pois o que eu tinha faltava a capa e isso foi a muitos anos atrás.
    Na estante virtual encontrei os livros porém não sei ao certo qual deles contém as histórias: Do coelho Jóca; Hepaminondas; João Jiló; o Rei dos Peixes entre outras... alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://lista.mercadolivre.com.br/livro-as-mais-belas-historias#D[A:livro-as-mais-belas-historias-]
      aqui neste link esta a coleção completa basta voce ver a capa e junto a ela esta o indice qualquer duvida me pergunte estou comprando também.

      Excluir
    2. Justamente o que procuro...lembro e de minha mãe que hoje mora com Deus.

      Excluir
  3. Olá boa noite...nunca cá esqueci essas histórias, eu cria cá e a minha mãe tinha esse livro que acabou sendo destruído com o tempo. Precurso o livro que tinha a história de Epaminondas.como faço para adquirir esse exemplar.Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. eu deixei um link no meu comentário acima é só copiar e colar e voce verá ( as mais belas histórias )

    ResponderExcluir
  5. Depois de tanto tempo me lembrei dessa história que fez parte da minha infância, interessante foi como se eu revivesse naqueles bons momentos de ouvir a minha saudosa mãe lendo essa história prá mim a noite.

    ResponderExcluir
  6. Minha infancia veio a minha freante kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. eu usei esta historia para ser contada no meu trabalho de escola e terminei de fazer essa historia e muito daora

    ResponderExcluir
  8. Que nostalgia incrível!!!
    Aprendi a ler com esse livro.
    João Jiló, Epaminondas, O coelho Joca! 😢😢 que saudades!!

    ResponderExcluir
  9. Me lembro com carinho desta história da minha infância. Ficou gravado a rima "Atira mais devagar João Jilo,porque dói, dói, dói João Jilo."

    ResponderExcluir
  10. Como lembro.... mas não sabia autora, livro etc. Só tinha nítido na mente a frase que ficou marcada, a qual pesquisei agora e vim parar nessa página. "Porque dói dói dói João jiló".
    Gratidão por compartilhar..😍👏🏽

    ResponderExcluir
  11. Hoje voltei a ser criança. Que bons tempos, nostalgia sim. Faz bem lembrar de cosas boas!

    ResponderExcluir
  12. Que memória afetiva mais mágica, me senti uma criança, tempos maravilhosos. Hoje tenho 62 anos e sete netos e uma bisneta e conto essas histórias para elas que ficam encantadas.

    Leandro Karnal

    Não existe neutralidade em história. Neutro, para historiador, é só sabão de coco. Toda opinião é política.

    Leandro Karnal

    Só tem amigo quem é bom, se não for bom, terá apenas cúmplices.

    Leandro Karnal

    A fofoca é narrativa dos fracassados.

    Leandro Karnal

    A idiotice está distribuída de forma muito democrática no mundo. Leandro Karnal
    A idiotice está distribuída de forma muito democrática no mundo.

    Leandro Karnal

    Hoje, quase todos ficam felizes na infância mental. Crescer é arriscado.

    Leandro Karnal

    ResponderExcluir
  13. História da minha infância que era contada pela minha saudosa e querida mãe.
    Saudades.

    ResponderExcluir