domingo, 8 de maio de 2011

NO TEMPO DOS CARROS DE BOI

O Jornal Carmo do Rio Claro, de domingo, 23 de setembro de 1934 trazia a mensagem acima. Respeitando o vocabulário e grafia da época, reproduzo o curioso artigo, em que o articulista reclamava dos carros de boi.
"Porque se ouviu dizer que corria (não sabemos em que canto um abaixo assignado pró aboloição da cantiga de carrros no centro da cidade, surgiu um Jeremias, lamentando profundamente a iniciativa, allegando, dentro outra razões, que a medida em vista viria prostar a população num silencio sepucral. Isto é ser retrógrado até onde não poder mais. A prohibição de ruidos nos centros citadinos é um problema que preocupa quantos intendem viver socegadamente. Qantas vezes na melhor hora do somno, na hora em que a gente acorda p´ra virar p´ro canto, assoma, ranhento, inoportuno, caceteiro, na entrada da cidade um carro sibilante, infernal.

Vendo, portanto, a opposição levantar-se de guantes e lança em riste e investir retrogradamente contra o BEMDITO que lançou pela primeira vez , á praça um abaixo assingado á cata ainda de assignaturas, suupplicando ás auctoridades que obriguem os carreiros a passar sabão no eixo dos carros, pelo menos á noite; decidi fundar um Comité composto de um membro só, com todos os departamentos inclusive o de PROPAGANDA, a fim de esclarecer a opinião pública, mostrando-lhes todas as vantagens que adviriam aos cidadãos que não tem FAZENDA e não habituados com a chiadeira desafinada, desenxabida e inconveniente desse raspar contínuo ou peoar ainda, alternado de `cocções`e chumaços. Essa bugiganga nasceu no matto, pois que fique com os bois no matto.
O que nós queremos é limpeza e socego.
O ideal seria, como em outras cidades, a abolição até dos próprios carros no perímetro urbano.
Assim gastar-se-ia menos e as ruas conserva-se-iam sempre transitáveis.
Não possuindo, porém, outros vehículos que substituam economicamente o "carro de boi" contentemos com elle mas pelo menos que seja mais cortez. É melhor dar commodo á gente, do que satisfazer os caprichos dos bois...
Se o baixo assignado for avante e conseguir boas assignaturas, estou certo de que nenhum obstaculo surgirá da parte do Exmo. Sr. Prefeito e do seu digno Conselhor contra as nossas reivindicações.
Nessa hora, que vão os carros lamber sabão".
Esse artigo mostra a realidade de um outro tempo. Gostei de lembrar da expressão "lamber sabão!"
O mesmo jornal fazia uma campanha "para acabarmos de vez com as vaccas leiteiras no centro da cidade". Anunciava o nascimento de Márcia, filha do sr. João Tito Pereira....

Nenhum comentário:

Postar um comentário