'ESCRAVO FUGIDO
Fugiu do abaixo assignado, no dia 4 de outubro próximo findo, de sua fazenda do Quilombo na Freguesia da Ventania, o escravo ROMUALDO, com trinta e tantos annos de idade, alto, corpo regular, bôa dentadura, sem barba, teml um pequeno signal sobre a sombrancelha, finalmente, teml um importante signal que o torna bem conhecido - é cambaio, isto é, as pernas são tão tortas para dentro a ponto de romper a calça. Quem o prender e entregar ao abaixo assignado na Freguesia da Ventania, ou o recolher a uma cadêa segura, será bem gratificado.
Ventania, 18 de Novembro de 1886.
José Rodrigues de Oliveira" (História de Alpinópolis/José Iglair Lopes/pg155)
Dois anos depois, estava extinta a escravidão no Brasil.
Dizem que havia um quilombo aos pés da Serra e se chamava Quilombo do Cascalho. Os mais antigos se lembram de uma família de negros altos que ali residiam. E muitos da minha geração recordam-se da Lúcia, aquela negra alta que andava pelas ruas e que morava também ali. Seriam descendentes dos negros do quilombo?
Vejam o comentário que foi postado pela Renata (qual o seu sobrenome ?):
"Foi na Fazenda do Quilombro que nasceu meu avô, João de Oliveira Lemos, lá também viveu seus primeiros anos a Nicotinha Paiva, primeira sobrinha de meu avô e neta de José Rodrigues de Oliveira, o senhor do escravo. Quanto à origem dos negros do Cascalho, se vieram de lá, não sei, vamos precisar pesquisar"
Foi na Fazenda Quilombo que nasceu meu avô João de Oliveira Lemos ,lá também viveu seus primeiros anos de vida a Nicotinha Paiva ,primeira sobrinha de meu avô e neta de José Rodrigues de Oliveira,o sr do escravo .Quanto a origem dos negros do Cascalho ,se vieram de lá na sei ,mas podemos pesquisar .
ResponderExcluir