quarta-feira, 18 de maio de 2011

CURIOSIDADE!




'ESCRAVO FUGIDO

Fugiu do abaixo assignado, no dia 4 de outubro próximo findo, de sua fazenda do Quilombo na Freguesia da Ventania, o escravo ROMUALDO, com trinta e tantos annos de idade, alto, corpo regular, bôa dentadura, sem barba, teml um pequeno signal sobre a sombrancelha, finalmente, teml um importante signal que o torna bem conhecido - é cambaio, isto é, as pernas são tão tortas para dentro a ponto de romper a calça. Quem o prender e entregar ao abaixo assignado na Freguesia da Ventania, ou o recolher a uma cadêa segura, será bem gratificado.

Ventania, 18 de Novembro de 1886.

José Rodrigues de Oliveira" (História de Alpinópolis/José Iglair Lopes/pg155)

Dois anos depois, estava extinta a escravidão no Brasil.


Dizem que havia um quilombo aos pés da Serra e se chamava Quilombo do Cascalho. Os mais antigos se lembram de uma família de negros altos que ali residiam. E muitos da minha geração recordam-se da Lúcia, aquela negra alta que andava pelas ruas e que morava também ali. Seriam descendentes dos negros do quilombo?

Vejam o comentário que foi postado pela Renata (qual o seu sobrenome ?):

"Foi na Fazenda do Quilombro que nasceu meu avô, João de Oliveira Lemos, lá também viveu seus primeiros anos a Nicotinha Paiva, primeira sobrinha de meu avô e neta de José Rodrigues de Oliveira, o senhor do escravo. Quanto à origem dos negros do Cascalho, se vieram de lá, não sei, vamos precisar pesquisar"

Um comentário:

  1. Foi na Fazenda Quilombo que nasceu meu avô João de Oliveira Lemos ,lá também viveu seus primeiros anos de vida a Nicotinha Paiva ,primeira sobrinha de meu avô e neta de José Rodrigues de Oliveira,o sr do escravo .Quanto a origem dos negros do Cascalho ,se vieram de lá na sei ,mas podemos pesquisar .

    ResponderExcluir