terça-feira, 10 de maio de 2011

A ITÁLIA CARMELITANA

Muitos italianos migraram da Itália para o Brasil no século passado. Desde então, tem contribuído muito com sua cultura com a Carmo do Rio Claro. Família italianas carmelitanas:
Montrazzi, Agostini, Aliberti, Amicussi, Balla, Bossi, De Bom, Carielo, Galazzi,, Guidi, Matassa, Muzetti, Pontara, Calliare, Pampanini, Podestá, Paseto, Pitol, Rey, Risolia, Savioli, Venturini, Zaponi, Zinatto, Paccini, Maimoni e Palacini.




FAMÍLIA AGOSTINI
Bortolo Agostini e sua esposa Terezina Valentini Agostini vieram de Peri, Província de Verona (Norte da Itália) por volta de 1900. Seu filhos: Amélia, João, Ida, Colomba, Ângelo e Túlio Agostini.
Os mais conhecidos entre nós são: Túlio e Bôrtolo Agostini. Túlio veio para o Brasil com 14 anos. Foi proprietário da Fazenda Vargem Grande, município de Carmo do Rio Claro. Casou-se em com Amélia Lima, natural de Piumhi e teve 5 filhos. Trabalhou muito pela Conferência de São Vicente de Paula. Faleceu em 6 de dezembro de 1965.
Bôrtolo Agostini nasceu no Carmo, onde foi um criativo alfaiate e trabalhou muito pelo esporte.
Seus descendentes ainda estão no Carmo. Entre eles, Dona Terezinha Agostini, um ícone da cultura carmelitana e a nossa querida Mariângela, excelente podóloga e em atividade na cidade.
Aos poucos, vamos lembrando com detalhes das outras famílias.
(Fonte: O Quadro de Saudades-Celeste Noviello)

Um comentário: