domingo, 8 de maio de 2011

LÁ NA VENTANIA...

(O Adalberto, o César e o saudoso Clebinho pescando no Lago de Furnas)

"Em fins de 1956, numa pescaria no salto do Dr. Alberto, encontramos as margens do rio demarcadas, mas nem passava pela cabeça de alguém o que estava para acontecer. À tarde, esquecendo as estacas, partimos para os aperitivos e o bate-papo antes da janta. Numa bica, Sebastião Bralino e Joaquim Neca preparavam os peixes; no rancho, o Zico do assad arrumava sua cama, bem debaixo de uma cabaça enorme amarrada no teto; o Tiãozinho do Adelino (não bebia cerveja) havia se embrenhado no mato para esconder os guaranás, seguido de longe por mim e Zé do Nelson, para mudar o esconderijo; Dito Batista amarrava os anzóis de espera; Humberto Nequinha e Jairo Krauss ajudavam na cozinha e lá ficamos uns 3 dias, sem saber que seria a última vez"

Em 28/02/1957, as obras de Furnas começaram. O livro "História da Ventania" (José Iglair Lopes), relata a situação social criada pela hidrelétrica na região:


"Foi uma mudança brusca e repentina. Um povo pacato, religioso, teve que adaptar-se, repentinamente, a conviver com uma população flutuante, chegando a empregar perto de 7 mil pessoas no ano de 1961, ambiente mesclado de brigas, meretrício e crimes. Por outro lado, a cidade saía do anonimato para jornais, revistas, mapas, como o município sede da maior usina hidroelétrica do País".

Um comentário:

  1. César não, esse é o preso, o César está na frente da foto, ou melhor, foi ele que tirou a foto. EhEHEHEHH

    ResponderExcluir