sexta-feira, 20 de maio de 2011

A SEDE FICOU DEBAIXO D´ÁGUA



(Esta foto é da Fazenda Água Limpa, fica no município de Conceição Aparecida, mas seus proprietários são do Carmo. A fazenda escapou da inundação de Furnas, perdendo apenas as suas várzeas e hoje está sendo restaurada. Lá, já acontecem visitações públicas, algumas vezes de alunos das escolas do Barro Preto. É um verdadeiro museu vivo.)



"Fazenda da Vargem, uma fazenda enorme, contava-se 22 cômodos. Foi uma fazenda de muito luxo, o assoalho era lixado, dando o aspecto de envernizado. Em volta da casa, os passeios cimentados. Um enorme terreiro de café. Donana Lemos nasceu na fazenda e os irmãos Margarida, Alcebíades, Leopoldo, Matilde, Manoel, José Júnior, Fernando, Maria Goulart, Alíria, Antônio e Eduardo nasceram em Carmo do Rio Claro.

A fazenda foi quase toda inundada."

O livro Quadro de Saudades-Carmo do Rio Claro, de Celeste Noviello Ferreira, informa que a Fazenda da Vargem pertencia a D. Maria Umbelina Goulart. Ela doou 11 alqueires para sua sobrinha e filha de criação, Maria Umbelina (Nhanhá) e seu marido José de Andrade Lemos (Juca Lemos), pais de Donana Lemos.

Como esta, outras fazendas também foram inundadas pela hidrelétrica. Dizem que debaixo das águas existem fazendas ainda mobiliadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário