segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EU ME PREOCUPO MUITO!!!



Salvei esta foto no Facebook, onde postei este texto abaixo.
A foto é de uma beleza. De uma mansidão. Um tapete verde. Esta estradinha é a que vai para a Pousada da Mavi, na Fazenda do Tião da Lola, meu mano querido.
O Carmo passou nos últimos anos de uma agricultura de subsistência para uma agricultura voltada para a indústria. Estou certa?

A balsa que corta as águas de Furnas nas proximidades de Carmo do Rio Claro. Esta, vai para o Itaci.


Em Belô bate sempre um ventinho. Estamos na montanha e há muitas árvores pelas ruas, isto refresca tanto! O Carmo é um deserto, quente, sem árvores. Ta na hora de se tomar providência. Plantar árvores nos quintais, reflorestar as fazendas, a prefeitura plantar árvores nas ruas, fazer mais praças.

O Carmo me preocupa muito, a qualidade do ar e da água. É comum agora os aviões pulverizando agrotóxicos nas lavouras terceirizadas e nós acabamos respirando aquele ar tóxico. Minhas irmãs, na Fazenda Água Limpa, sentiram o cheiro do veneno que veio do "tomateiro", que tem destruído aquelas paragens. E a água, queridos, é preocupante. A situação do Lago de Furnas. Quando ele abaixou, veio um cheiro fortíssimo de BHC, disseram que eram algas em decomposição, mas nada me tira da cabeça que é o veneno decantado advindos das inúmeras lavouras ao redor do lago e todas utilizam agrotóxicos em suas lavouras, agrotóxicos que a chuva leva para o lago.

Isto tem volta? Carmo da Mata ganhou prêmio em Agricultura Orgânica, tem mercado no Brasil e mais ainda no exterior... Ou fazemos uma virada de 180 graus ou corremos o risco de termos água de veneno, ar de agrotóxicos. Aí fico pensando que o ar daqui onde escrevo, no bairro Cruzeiro, a 900 metros acima do nível do mar e longe das indústrias, que estão mais à periferia, o ar pode estar melhor. Já a água, não posso garantir, mas não tem cheiro de veneno.

O Lago de Furnas nesse calor apocalíptico me preocupa. Quem tem nascente em suas terras deve conservá-la plantando as árvores certas ao redor (a Alice Soares, minha irmã pode ajudar sobre as árvores), cuidando deste ouro que é a água, que hoje falta em vários municípios. Sei que Varginha e Monte Belo também estão passando por falta d´água.
O que os governantes federais, estaduais, municipais estão esperando para fazer uma ampla campanha de preservação da água, de combate ao desperdício... Gasta-se tubos de dinheiro em propaganda de si mesmos e não gastam com o essencial.

Nota de repúdio à pulverização aérea, após contaminação de crianças em uma escola.
http://terradedireitos.org.br/biblioteca/notas/nota-de-repudio-a-pulverizacao-aerea/

AGROTÓXICO CAUSA CÂNCER?
 Todos sabemos dos altos índices de câncer no Carmo. Agora, parece que está em todos os lugares. Uma pesquisa confirmou esta suspeita, que para nós é certeza. Alimentos com veneno, ar com veneno, água com veneno, o meio ambiente contaminado é responsável pelo aumento do índice de câncer no mundo.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/pesquisa-confirma-que-uso-de-agrotoxico-pode-causar-cancer-1.598713

Nenhum comentário:

Postar um comentário